Tire 10 na vida

Por | 22:01 Comente


Tire 10 na vida

Ou você responde certinhas as questões da prova da vida, ou você não ganha pontos suficientes para passar de ano, ou evoluir, como queira. Estou cada vez mais convencido, à proporção que os anos passam, que a vida é simples, muito simples, a ponto de ser comparada com uma prova de colégio (exame, teste). E isso é também simples de entender, não tem nada de complexo. Complexas são as questões ou perguntas que a vida lança nesta prova, e que precisam ser resolvidas, sob o risco de levarmos nota vermelha. Ah, e como são complexas! O pior é que, à proporção que a gente avança, elas ficam ainda mais difíceis de ser resolvidas, exigindo de nós mais conhecimento, habilidade, discernimento etc. Mas deixa-me explicar melhor.


A vida é um grande conjunto de problemas. Entenda problemas por questões que precisam ser resolvidas. E são problemas de várias naturezas. Pessoais, profissionais, familiares, sociais, urbanos, econômicos, mercadológicos, científicos, políticos etc. Ora, assim como numa prova de colégio, aqueles que se dispõem a, nesta ordem, se levantar em seu interior, se preparar e se capacitar, enfrentar estes problemas, e resolvê-los, acabam por ganhar pontos na vida. E uma vez estes pontos somados, eles nos conferem recompensas, assim como as notas que tirávamos no colégio. Notas boas, acima da média, significavam a chance de passarmos de ano, e avançarmos na jornada escolar. Notas baixas significavam reprovação, atraso, ostracismo, derrota. Notas muito boas proporcionavam, talvez, a presença em um quadro de honra, ou o elogio aberto dos professores em sala ou no auditório. Notas excelentes, por sua vez, mereciam convites para turmas especiais, e até bolsas escolares. Mas e a vida, o que tem haver com isso?


Sendo simples, sem ser simplista, a vida, da mesma forma que o colégio, lança uma série de perguntas, questões, problemas ao longo de nossa existência. Se você dá as respostas certas, quero dizer não qualquer resposta, mas as respostas certas, você ganha a chance de ser notado, percebido, valorizado, e recompensado. Você ganha a chance de avançar na lógica meritocrática do mundo, e principalmente do mercado (eu sei, eu sei que existem muitas injustiças – mas estou falando de regras). E quando você avança para outros níveis dentro da hierarquia empresarial, corporativa ou social, o mundo se encarrega de aumentar também o nível da prova, ou seja, o nível e a complexidade das questões que são lançadas. Assim como numa turma especial de colégio.


De uma forma simples de ver, o jogo da vida se resume a problemas e soluções. Ou você faz parte de um, ou de outro. Ou você é problema ou solução. Aqueles que conseguem dar respostas, soluções, avançam. Alguns poucos são muito bem pagos para elaborarem novas questões, e que precisam ser respondidas. Não confunda isso com criar problemas. Os problemas ou questões são decorrências naturais do anseio da humanidade de avançar, de evoluir, de crescer, de conquistar mais mercado, de conhecer mais sobre doenças, de fazer mais alto, maior, ou mais rápido. Estes anseios ou sonhos geram questões, problemas. Pois saiba que existem CEO’s, diretores, empresários (pequenos ou grandes), ou executivos que só ocupam os cargos que ocupam, ou que só chegam aonde chegaram, por conseguirem dar respostas certas, mas principalmente por também serem responsáveis por elaborar as perguntas certas, deixando as questões e problemas mais compreensíveis. Einstein já dizia que metade da solução de um problema está em como ele é formulado.


Vamos a alguns exemplos corporativos: De que forma podemos fazer mais rápido e mais barato, sem perder qualidade? Como vender mais sem aumentar os custos? O que fazer para motivar nossos colaboradores a buscarem a excelência? Como superar a concorrência que não pára de crescer? E por aí vai. Ora, se levante e dê soluções e repostas a estas perguntas, e naturalmente se prepare para receber os elogios, os abraços, felicitações, promoções, e recompensas. O problema está no fato de pessoas dizerem “não agüento mais tantos problemas para resolver”. Ora, você deveria dizer “não aguento mais tantas oportunidades de crescer!” Entenda, se os problemas, as questões e perguntas da vida é a forma que o mercado encontra de fazer a seleção dos melhores, dos que passam de turma e evoluem, então se acostume com a idéia de enfrentar estes problemas e resolvê-los. Mas, se possível, faça de tudo para tirar 10. Afinal, a classificação é decrescente. E para ficar no topo, tem que responder certo. E de primeira.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!