Como pintar um móvel de madeira

Por | 13:59 Comente


Há um mes atras inventei de pintar meu movél do computador de preto.
 
É um móvel de madeira que estava precisando de pintura, principalmente porque a pátina que existia nele estava beeeem desgastada.
 
Alguns detalhes devem ser observados antes de iniciar a pintura de uma peça ou objeto, seja em madeira, gesso, resina, etc. Procure e utilize sempre todos os meios e cuidados para fazer um trabalho de qualidade. Afinal, seu nome artístico deve estar ligado a trabalhos de beleza impar. Sejam as imperfeições da madeira, a aplicação do produto errado ou sua má aplicação, o resultado final não será adequado. No processo final da preparação da madeira, ao lixar, tenha paciência em cada detalhe. Do primeiro contato com a peça de madeira até a última secagem de cera, tinta ou verniz, a atenção deve ser redobrada, não se descuide de nenhum detalhe. Os produtos indicados nesta página estão à venda na soliarte.
Existe um produto moderno, produzido com alta qualidade, que está se firmando no mercado para acabamento de peças a nível profissional. Praticamente, é aplicado em uma só demão, deixando o produto final perfeito. Este produto poderá ser colocado em qualquer ambiente, mesmo na mesa de alto executivo. Estamos falando da Pátina Cera Mural. As possibilidades de acabamento e combinações são fantásticas. Um produto agradável de se trabalhar e com alto rendimento (acaba saindo mais em conta que as tintas). Aos poucos, você poderá adquirir um leque de cores, solventes, pastas metálicas prata e ouro. O pincel utilizado para sua aplicação é da linha popular da Tigre (cabo amarelo). O mais interessante é que o custo da Pátina Cera é um pouco maior, porém, o rendimento é muito superior ao da tinta PVA ou acrílica. Após montar sua base de produtos para Pátina Cera o custo ficará bem abaixo das tintas.
Deve-se seguir as orientações dos fabricantes de tinta? Segundo os fabricantes, a tinta correta para madeira é o esmalte sintético (hoje já existe esmalte com solvente à base d'água) ou o verniz. Como a madeira normalmente apresenta imperfeições, é recomendado utilizar uma base niveladora (normalmente sintética). Ainda, segundo os fabricantes, deve-se aplicar o esmalte sintético após a base niveladora. Os artesãos, para simplificar seu trabalho mandam bala no Látex – PVA ou tinta acrílica comum. As peças ficam bonitas mesmo aplicando diretamente o PVA. O ideal nos casos de aplicação em madeira de qualidade inferior (exceto verniz) é utilizar a base niveladora, pois protege mais a madeira e facilita futura mudança de projeto, onde se queira, por exemplo, envernizar a peça. Nas peças feitas em MDF utilize diretamente o PVA, sem utilizar a base niveladora. Não se esqueça que o acabamento da peça será de modo usual. O ideal para um acabamento profissional é utilizar a Pátina Cera, recomendamos da marca Mural.
Deve-se seguir as informações constantes nos rótulos das embalagens das tintas? As dicas dos fabricantes de tintas para tempo de secagem, e outros cuidados com a mesma, devem ser seguidas à risca. Sempre leia todas as informações impressas nas embalagens antes de iniciar qualquer trabalho. Cuidado extremo com as crianças. Na dúvida ligue para os fabricantes de tinta, que mantém equipes técnicas especializadas para este tipo de consulta.

Custo:Não utilize somente produtos baratos. Para uma perfeita pintura compre sempre o melhor pincel e a melhor tinta. A peça de madeira também dever ser de qualidade.

Preparação da peça ou objeto em madeira Pintura da peça ou objeto em madeira no modo usual Informações adicionais sobre técnicas de pintura usuais Técnica profissional de pintura em madeira com Pátina Cera Mural Informações sobre técnicas profissionais de pintura em madeira:DecapêPátina Utilização externa de peças de madeira

Preparação da peça ou objeto em madeira


Ao comprar a peça de madeira faça uma seleção procurando as mais perfeitas, pois o tempo que se perde para acertar é grande. Mesmo comprando uma peça bem lixada e acabada, ainda assim, às vezes pode aparecer um furo, como na foto ao lado, causado por um grampo

Devido a alta produção, os fornecedores de peças de madeira nem sempre terminam as peças com qualidade. Ao colar um fundo, ou na colagem das laterais sempre fica à mostra o lado do corte do MDF ou madeira e a própria emenda (o ideal é que as emendas não apareçam no trabalho final).
Uma opção para minorar o problema é aplicar nesses locais cola branca dissolvida em água.

As peças feitas com madeira trazem seus veios que deixam o trabalho muito bonito. Ao utilizar ceras mais claras, obtem-se efeito semelhante ao verniz e Stain (mais claros). Quando se utiliza ceras mais escuras ou tinta PVA ou acrílica os veios são relegados a um segundo plano.No caso do MDF você poderá aplicar lâminas para marchetaria. Normalmente, se utiliza o MDF no seu estado natural e no mercado existem vários fabricantes de MDF e alguns vêm com marcas como visto na foto ao lado.

Elimine todas as imperfeições da peça, utilizando massa F12 ou Sayerlack ou cola/seladora com serragem;

Após a secagem da massa, lixe a peça de madeira com qualidade (é muito importante que esta etapa seja perfeita). Uma opção é utilizar uma lixadeira elétrica.

Lixamento:
Para lixar a peça bruta ou com aplicação de massa para tirar as imperfeições utilize lixas.
Para lixar algum fundo nivelador utilize uma Scoth Brite. Quando fizer acertos com massa pode ser necessário passar um fundo nivelador (branco normalmente)

Uma opção muito utilizada como base (seladora) ou para amarelar (envelhecer) a peça é a aplicação da Goma Laca indiana. Também utilizada para posterior aplicação do Betume em pasta.Nos casos de pintura em Gesso é obrigatório o uso da Goma Laca Indiana.

A Soliarte revende a Goma Laca Indiana da marca Daiara, pronta para aplicação. Você poderá também utilizar em escamas (neste caso precisará dissolvê-la em álcool 99%). A peça ao lado recebeu como fundo a Goma Laca Indiana.

Após a secagem da Goma Laca Indiana você precisará lixar com uma Scoth Brite (ou lixa fina).
O ideal seria passar 2 demãos, lixando entre as aplicações.

Técnicas usuais de pintura em madeira
Pintura da peça ou objeto em madeira

Sempre que possível utilize tinta acrílica de qualidade em seus trabalhos, mesmo no modo usual.
Para iniciar a pintura do modo usual existem 2 caminhos:- O ideal para se ter um bom acabamento é utilizar o Fundo Branco (ou sintético) para Madeiras na madeira crua com imperfeições; ou- Passe uma mão de PVA branco como fundo (não recomendado pelos fabricantes de tintas) ou Acrílica;

Pinte com Tinta PVA ou Acrílica (2 demãos) ou passe verniz (2 demãos), na tonalidade desejada (pode ser uma pátina, envelhecimento ou qualquer outra técnica de pintura). Entre cada demão passe de leve a lixa fina ou esponja Scoth Brite;Após a pintura, deixe secar.

Notas importantes:
1 – Sempre entre as demãos deixe secar entre 3 a 4 horas (quando o tempo não é seguido o pincel pode deixar marcas, pois durante a pintura alguns locais recebem um pouco mais de tinta (tem um tempo de secagem maior) e o pincel não desliza normalmente));2 – Utilize sempre o melhor pincel, não vale a pena economizar neste item;3 – Lave sempre o pincel a cada demão. Utilize o produto Limpin Daiara (à venda na soliarte);4 – Nunca guarde um pincel sujo de tinta;5- A tinta tem que ter qualidade. Lembre-se sempre: "com um bom pincel e boa tinta, pintar dá prazer";6- A combinação de cores é fundamental. Ao utilizar cores fortes cuidado para não ficar muito chocante o contraste. Nas cores claras é mais fácil combinar as cores, corre-se menos risco.
Proteção final da peça - usual Utilize o Verniz FC da Fusecolor. É simples de aplicar e dá um excelente acabamento na peça.
 
Hahahahahahaahahhahahhahahha
 
Ficou quase perfeito! Só que não lixei como o movel merecia. E a galera qe esbarrava no móvel e manchou um monte de roupa aqui em casa. kkkkkkkkkkkkkkk

 

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!