O início das transmissões digitais no Brasil está marcada para o dia 02 de dezembro e acontecerá na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro as transmissões devem acontecer até o final do primeiro semestre de 2008. Confira o calendário:
Prazo máximo para o início das transmissões: | |
São Paulo (Grande São Paulo) | abril/2009 |
Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador | janeiro/2010 |
Belém, Curitiba, Goiânia, Manaus, Porto Alegre e Recife | maio/2010 |
Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, Maceió, Natal, São Luís e Teresina | janeiro/2011 |
Aracaju, Boa Vista, Florianópolis, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco e Vitória | maio/2011 |
Fonte: Teleco
Sim, é gratuito já que serão transmitidos apenas os canais de TV aberta.
Para ter acesso ao sinal, será necessário um conversor digital (set top box) ou uma TV já adaptada e uma antena UHF. Para obter a melhor qualidade das imagens de alta definição, também é preciso ter um aparelho de TV com tecnologia Full HD ( 1.920 x 1.080).
Quem não quer ter acesso a TV Digital poderá adiar a troca por até 10 anos, já que o decreto 5.280 (29 de junho de 2006), determina que a transmissão analógica só deve deixar de existir em 29 de junho de 2016. Até lá, a transmissão analógica continuará sendo exibida.
Os conversores que estarão no mercado nessa semana apresentam dois grandes problemas: o primeiro é o preço elevado. Especialistas afirmam que, assim como aconteceu com os televisores de LCD e os DVDs, os preços do set top box deverão cair significativamente com o passar dos anos. Outro impasse é que os primeiros conversores não terão o sistema Ginga, que permite a interatividade do telespectador com a programação.
Não. As imagens de programas antigos ficarão melhores, já que a TV digital elimina sombras e interferências.
No início, a transmissão digital no Brasil terá como foco som e imagem digitais. Só será possível assistir à TV em dispositivos portáteis, quando os equipamentos necessários ferem colocados à venda. Depois, com o passar do tempo, a interatividade deve ganhar força.
A mobilidade permitirá a transmissão digital para televisores portáteis, em carros e ônibus, por exemplo, enquanto a portabilidade diz respeito a capacidade de assistir à TV digital em PDAS e celulares.
No começo das transmissões essas duas possibilidades serão bastante limitadas. Mas com o passar do tempo, os telespectadores poderão participar da programação, votando, respondendo testes, acessando mais informações sobre os programas e até comprando produtos anunciados na televisão. Já a multiprogramação dá às emissoras a possibilidade de exibir vários programas - simultâneamente - em um mesmo canal.
Não, pois o sistema de TV digital adotado será exclusivo do Brasil o que fará com que equipamentos importados não funcionem aqui.
Sim. Cada conversor só permite a sintonização de um único canal por vez. Então para que os televisores tenham independência e não sejam obrigado a assistirem todos ao mesmo canal, será preciso mais de um set top box.
Os programas gravados e transmitidos em alta definição têm formato 16:9, enquanto na analógica, o formato é 4:3, com isso será possível ver mais áreas de uma cena. Quem não tiver o televisor compatível poderá usar faixas pretas para evitar a distorção da imagem. Quando um programa em alta definição (16:9) for exibido em uma TV antiga (4:3), as faixas aparecerão em cima e embaixo da tela. Quando acontecer o contrário, as faixas ficarão nas laterais da tela.
Nem sempre. As TVs de LCD e plasma, em geral, possuem a definição mais adequada para a TV digital, o que significa que a imagem será melhor. Mas para receber o sinal digital será preciso adquirir o conversor ou set top box. Além disso, grande parte das tvs de plasma e LCD são HDTV e não FULL HD, que garante melhor resolução.
Não. Mas as empresas de TV paga já estão desenvolvendo aparelhos compatíveis tanto com a TV digital paga quanto com a TV digital aberta. Os assinantes de TV paga digital (cabo ou satélite) já assistem a canais da TV aberta com qualidade digital, mas não em alta definição. As empresas deverão, agora, oferecer set top boxes compatíveis com alta definição.
Ainda não, mas no futuro a tecnologia permitirá o uso da TV para fazer compras, acessar serviços e navegar pela web.
0 comentários:
1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!