Faça a semana render

Por | 06:27 Comente


Mulher à beira de um ataque de nervos: é assim que você fica logo que a semana começa. Não é fácil cumprir os compromissos no trabalho, levar as crianças na escola, arrumar a casa, passar roupas, se jogar no rodízio de comida japonesa, caprichar na reunião com o chefe, deixar o abdômen sarado e a perna depilada. O pior é quando você insiste em fazer tudo isso ao mesmo tempo!

Para mostrar que tem luz (e organização) no fim do túnel, confira as dicas de Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo e produtividade empresarial e pessoal, autor do livro “Você, Dona do Seu Tempo” (Ed. Gente).

O início

Planeje a semana – Semana cheia e sem planejamento será desorganizada e estressante. Para minimizar o impacto da relação “quantidade de tarefas a serem realizadas x tempo disponível” é necessário que você pare um dia para planejá-la, reduzir as urgências e visualizar o que é importante (o domingo é o melhor dia pra isso).

No trabalho

Faça primeiro o que for mais fácil e rápido – As atividades curtas são mais rápidas. Se você deixar para o fim do expediente, corre o risco de se atrapalhar com alguma urgência e vai ter que empurrar a pendência para o dia seguinte.

Aproveite a hora do almoço – Se você precisa comprar um presente, vá almoçar no shopping. Sua manhã foi estressante? Faça uma massagem rápida antes de voltar ao trabalho. A unha está péssima? Aproveite o salão de beleza ao lado! E não almoce sozinha: é o momento ideal para cultivar o networking pessoal e profissional.

Cuidado com os e-mails – Estipule horários para verificar a sua caixa de entrada (em geral, seis vezes ao dia). Uma pesquisa realizada pela Tríade do Tempo e pela revista Época mostrou que o brasileiro gasta em média 3 horas por dia para ler, organizar, classificar e responder e-mails.

Relacionamento

Pratique um hobby ou vá à academia acompanhada – Se você adora seu curso para sommelier ou quer fazer natação, que tal chamar seu namorado para fazer com você? Assim dá pra curtir a atividade e passar mais tempo com o parceiro.

Aproveite o trânsito – Tem uma reunião do outro lado da cidade e pertinho da casa daquela sua amiga querida? Aproveite e faça uma visitinha rápida para matar a saudade. No dia de rodízio, marque o happy hour com a turma do trabalho e faça a diversão da semana!

O dia do casal – Reserve um dia por semana, a cada quinze dias ou por mês para aproveitar o parceiro. Saia pra jantar, passeie no parque, se joguem no motel. Não espere o maridão te chamar. É capaz de você esperar demais e outros compromissos aparecerem.

Férias conjugais – Planeje suas férias conjugais no começo do ano e reserve um período na sua agenda (e do seu parceiro) para isso. Passar uns dias curtindo o romance, longe do trabalho, das crianças e do despertador, é fonte de revitalização garantida para aguentar o tranco dos compromissos.

Família

Acerte seus horários e esteja mais presente – É possível negociar no seu trabalho o seu tempo de almoço e o horário de entrada e saída? Concilie seus compromissos com a escola do filho, a chegada da empregada ou a carona do marido. Procure horários que favoreçam o aumento das horas com a família.

Jante sem pressa – Se você consegue chegar em casa a tempo de jantar com os familiares, aproveite! É uma ótima hora para dividir as histórias do dia, contar os planos e fazer os questionamentos. Desligue a televisão e nem pense em ligar o computador.

Casa

Roupas – Lave as roupas na segunda-feira para haver tempo de secá-las e passá-las até a quarta-feira. Assim você estará abastecida para o fim da semana.

Limpeza dos quartos e sala – Deixe a limpeza pesada dos ambientes sociais para o dia mais próximo do fim de semana, caso vá receber visitas. Isso livra você de arrumar duas vezes o mesmo lugar.

Cozinhar – Antes de começar a receita, leia bem e certifique-se que você tem todos os ingredientes (é tempo perdido descobrir que não tem ovos para o bolo depois da metade do preparo). Na hora do jantar, duplique a quantidade dos itens e garanta a comida do dia seguinte!

Louça – Se você mora com alguém (marido, namorado, amigos), separem funções na cozinha. Enquanto alguém cozinha, o outro lava a louca e prepara a mesa. Assim, sobra mais tempo pra aproveitar o jantar.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!