Para mostrar que tem luz (e organização) no fim do túnel, confira as dicas de Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo e produtividade empresarial e pessoal, autor do livro “Você, Dona do Seu Tempo” (Ed. Gente).
O início
Planeje a semana – Semana cheia e sem planejamento será desorganizada e estressante. Para minimizar o impacto da relação “quantidade de tarefas a serem realizadas x tempo disponível” é necessário que você pare um dia para planejá-la, reduzir as urgências e visualizar o que é importante (o domingo é o melhor dia pra isso).
No trabalho
Faça primeiro o que for mais fácil e rápido – As atividades curtas são mais rápidas. Se você deixar para o fim do expediente, corre o risco de se atrapalhar com alguma urgência e vai ter que empurrar a pendência para o dia seguinte.
Aproveite a hora do almoço – Se você precisa comprar um presente, vá almoçar no shopping. Sua manhã foi estressante? Faça uma massagem rápida antes de voltar ao trabalho. A unha está péssima? Aproveite o salão de beleza ao lado! E não almoce sozinha: é o momento ideal para cultivar o networking pessoal e profissional.
Cuidado com os e-mails – Estipule horários para verificar a sua caixa de entrada (em geral, seis vezes ao dia). Uma pesquisa realizada pela Tríade do Tempo e pela revista Época mostrou que o brasileiro gasta em média 3 horas por dia para ler, organizar, classificar e responder e-mails.
Relacionamento
Pratique um hobby ou vá à academia acompanhada – Se você adora seu curso para sommelier ou quer fazer natação, que tal chamar seu namorado para fazer com você? Assim dá pra curtir a atividade e passar mais tempo com o parceiro.
Aproveite o trânsito – Tem uma reunião do outro lado da cidade e pertinho da casa daquela sua amiga querida? Aproveite e faça uma visitinha rápida para matar a saudade. No dia de rodízio, marque o happy hour com a turma do trabalho e faça a diversão da semana!
O dia do casal – Reserve um dia por semana, a cada quinze dias ou por mês para aproveitar o parceiro. Saia pra jantar, passeie no parque, se joguem no motel. Não espere o maridão te chamar. É capaz de você esperar demais e outros compromissos aparecerem.
Férias conjugais – Planeje suas férias conjugais no começo do ano e reserve um período na sua agenda (e do seu parceiro) para isso. Passar uns dias curtindo o romance, longe do trabalho, das crianças e do despertador, é fonte de revitalização garantida para aguentar o tranco dos compromissos.
Família
Acerte seus horários e esteja mais presente – É possível negociar no seu trabalho o seu tempo de almoço e o horário de entrada e saída? Concilie seus compromissos com a escola do filho, a chegada da empregada ou a carona do marido. Procure horários que favoreçam o aumento das horas com a família.
Jante sem pressa – Se você consegue chegar em casa a tempo de jantar com os familiares, aproveite! É uma ótima hora para dividir as histórias do dia, contar os planos e fazer os questionamentos. Desligue a televisão e nem pense em ligar o computador.
Casa
Roupas – Lave as roupas na segunda-feira para haver tempo de secá-las e passá-las até a quarta-feira. Assim você estará abastecida para o fim da semana.
Limpeza dos quartos e sala – Deixe a limpeza pesada dos ambientes sociais para o dia mais próximo do fim de semana, caso vá receber visitas. Isso livra você de arrumar duas vezes o mesmo lugar.
Cozinhar – Antes de começar a receita, leia bem e certifique-se que você tem todos os ingredientes (é tempo perdido descobrir que não tem ovos para o bolo depois da metade do preparo). Na hora do jantar, duplique a quantidade dos itens e garanta a comida do dia seguinte!
Louça – Se você mora com alguém (marido, namorado, amigos), separem funções na cozinha. Enquanto alguém cozinha, o outro lava a louca e prepara a mesa. Assim, sobra mais tempo pra aproveitar o jantar.
0 comentários:
1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!