Mudar o nome de casada

Por | 15:27 Comente



Acabei de ler uma reportagem no Terra que achei ótima. E como já estava querendo falar sobre isso, a oportunidade é essa. Como adolescente que questionava a maioria das coisas que me eram apresentadas não entendia muito porque só as mulheres que mudavam o nome depois de casada e não os homens.
Embora eu já tenha visto um caso que foi o marido que acrecentou o sobrenome da esposa por ser mais estiloso que o dele além que querer homenagear a esposa, uma milionária, a grande maioria dos casos é a mulher mesmo que muda o nome. A mulherada mais romântica com certeza quando se apaixonava ficava imaginando o nome do felizardo junto com o seu. Lembro-me a minha irmã mais velha, quando ainda estava noiva, treinando váááárias assinaturas para que o sobrenome do marido dela "incorporasse" no nome dela.
Tenho uma amiga que antes de casar tinha quatro nomes. Um nome composto, o sobrenome da mãe e o sobrenome do pai. Depois que ela casou, ela tirou o sobrenome da mãe, e adicionou os dois sobrenomes do marido. Eu a conhecia pelo primeiro nome e pelo sobrenome da mãe. Ainda bem que ela não se separou até hoje, mas imagina a confusão? Ela provavelmente casou antes do novo código civil, que proibi a troca de nome. Depois desse novo codigo civil, o que se pode é acrescentar no final o sobrenome do marido/esposa.
E se você acrescentar esse sobrenome ao seu, prepara-se para providenciar a troca de alguns documentos como: carteira de motorista, carteira de identidade, passaporte, título de eleitor, CPF. Lembre-se que você também deverá comunicar a troca de nome junto ao Banco que possui conta corrente, na Administradora do seu Cartão de Crédito, no seu seguro do carro, no seu seguro de saúde, na empresa em que você trabalha, etc.
Desde a adolescencia não mudei a opinião. Além do mais, eu acho meu nome lindo. Sempre achei. Então, provavelmente não mudarei meu nome depois de casada.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!