O que é Umbanda

Por | 00:47 Comente


Querendo descobrir o manual do meu carro, entrei em um programa de compartilhador de arquivos. Digitei Manual Renault Clio Sedan  e me apareceu um arquivo que dizia o título deste post com a seguinte informação:



"Vejamos o que nos diz o Aurélio:

Verbete: umbanda
[Do quimb. umbanda, 'magia'.] S. m.
1. Bras. Forma cultual originada da assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros pelo espiritismo brasileiro urbano; magia branca.
2. Bras., RJ. Folcl. Grão-sacerdote que invoca os espíritos e dirige as cerimônias de macumba. [Var.: embanda.]



UMBANDA é religião !


Se dentro da Umbanda conseguimos nos religar com Deus, conseguimos tirar o véu que cobre nossa ignorância da presença de Deus em nosso íntimo, então podemos chamar nossa fé de Religião.  Como mais uma das formas de sentir Deus em nossa vida, a Umbanda cumpre a função religiosa se nos levar à reflexão sobre nossos atos, sobre a urgência de reformularmos nosso comportamento aproximando-o da prática do Amor de Deus.
A Umbanda é uma religião lindíssima, e de grande fundamento, baseada no culto aos Orixás e seus servidores: Crianças, Caboclos, Preto-velhos e Exus. Estes grupos de espíritos estão na Umbanda "organizados" em linhas: Caboclos, Preto-velhos, Crianças e Exus. Cada uma delas com funções, características e formas de trabalhar bem específicas, mas todas subordinadas as forças da natureza que os regem, os ORIXÁS.
Na verdade a Umbanda é bela exatamente pelo fato de ser mista como os brasileiros, por isso é uma religião totalmente brasileira." (e continua com um manual completo dizendo história, significado de cada orixa. Uma verdadeira aula).

Acabei caindo em mais uma pegadinha de algum corno desocupado que renomeia nome de arquivos. A sensação que eu tive é a mesma quando você pensa que está abafando, fazendo o download do último lançamento do cinema e quando vai abrir é uma pornochanchada da década de 70.
Então para não perder a viagem, resolvi compartilhar um pouco desta informação com vocês. Espero que seja útil, como não foi pra mim.


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!