Disco de duetos será lançado no aniversário de Renato Russo

Por | 18:35 Comente


Uma coletânea com duetos do cantor Renato Russo será lançada no dia 27 de março, data que marcaria o aniversário de 50 anos do vocalista da Legião Urbana, morto em 1996. 

"Renato Russo: Duetos" foi idealizado por Marcelo Fróes com o aval da família Manfredini, e traz 15 faixas gravadas pelo cantor com artistas que vão de Caetano Veloso ("Change parters") e Dorival Caymmi ("Só louco") a Herbert Vianna ("Nada por mim") e Cássia Eller ("Vento no litoral").

 

Fróes, que cuida dos lançamentos de Russo nos últimos anos, é o responsável pelo álbum "O trovador solitário", com gravações de Renato de 1982, antes da Legião Urbana. 

A primeira faixa de "Duetos" a ser lançada nas rádios será "Like a lover", dueto póstumo com Fernanda Takai e versão em inglês de "O cantador", música de Nelson Motta e Dori Caymmi gravada originalmente nos anos 60 por Sergio Mendes & Brasil 66.

 

 

Manfredini Júnior

O cantor nasceu Renato Manfredini Júnior, no dia 27 de março de 1960. Morou em Nova York entre os 7 e 10 anos com os pais. Voltou para o Rio de Janeiro e aos 13 anos foi morar em Brasília. Aos 15, já dava aulas de inglês. Nessa época teve uma doença nos ossos que o fez passar dois anos em uma cadeira de rodas. 

Em 1978, recuperado da doença, formou sua primeira banda, a Aborto Elétrico, inspirada nos grupos punk ingleses. Em 1982, Renato formou o Legião Urbana, que contava inicialmente com Eduardo Paraná (guitarra) e Paulo Paulista (teclado). No ano seguinte, Dado Villa-Lobos assumiu a guitarra, Eduardo e Paulo saíram e a Legião ficou com a formação que a consagrou.

De trovador solitário a pop star 
Um dos grupos de rock mais importantes para o movimento BRock (rock brasileiro), a Legião Urbana surgiu numa época fértil do cenário roqueiro da capital federal. Nos anos 80, o trio passou a ficar conhecido fora de Brasília, emplacando algumas de suas composições mais famosas, como ''Que país é esse?'', ''Geração Coca-Cola'' e ''Ainda é cedo''. 

O primeiro compacto da banda foi lançado em 1985, com ''Será'', e obteve ampla aceitação do público jovem em todo o Brasil. ''Quase sem querer'', ''Eduardo e Mônica'', ''Faroeste caboclo'', ''Pais e filhos'', ''Meninos e meninas'' e ''Angra dos reis'' fizeram sucesso imediato. Ao todo, foram oito discos lançados e mais de 5 milhões de cópias vendidas. 

A morte de Renato Russo - que gravou também dois discos como cantor, um com músicas italianas e outro lançado postumamente - reacendeu uma espécie de mitologia em torno de sua figura, tornando-o um ídolo entre adolescentes que nem chegaram a acompanhar a fase mais popular do Legião Urbana.


3 livros por R$ 30,00. Está esperando o que?? Acesse http://migre.me/fwpI

Fonte: G1




Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!