A cor do mar do Caribe

Por | 08:55 Comente




O mar do Caribe (português brasileiro) ou mar das Caraíbas (português europeu) é um mar semi-aberto tropical do oceano Atlântico, com uma área de cerca de 2.754.000 km², situado a leste da América Central e a norte da América do Sul, cobrindo a superfície da Placa das Caraíbas. É também designado mar das Antilhas por se situar a sudoeste do arco das Antilhas. É limitado a norte pelas Grandes Antilhas e a leste pelas Pequenas Antilhas.

O ponto mais profundo do mar é a fossa das ilhas Caimão, a 7.686 m abaixo do nível do mar. O mar das Caraíbas comunica com o oceano Pacífico através do canal do Panamá.

A expressão "Caraíbas" (ou "Caribe") é o nome genérico pelo qual é conhecida a região que inclui o mar das Caraíbas e os territórios continentais e ilhas na mesma zona.

Em média, a salinidade do mar das Caraíbas é de 35 a 36 partes por mil e a temperatura superficial é de 27 a 28 °C, apesar de no fundo do mar a água alcançar uma temperatura de 4 °C.



Um dos motivos para a cor da água do mar do Caribe, cristalina, é que há menos de ferro nas águas do Caribe. Algas crescem com ferro na água. Tendo menos ferro, há menos acúmulo de água.  Além disso, a água fria cria mais ferro para a liberação no oceano. Com as algas que produzem mais peixes menores, que por sua vez atrai peixes maiores. 

Além do mais, a pureza da água é muito importante para ressaltar o azul, quanto mais pura mais azul. Difícil você ver, no Caribe, a poluição que você vê em algumas praias aqui no Brasil.




Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!