Roberto Carlos é rei

Por | 08:49 Comente


Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941), conhecido simplesmente por Roberto Carlos ou ainda Rei Roberto Carlos, é um cantor e compositor brasileiro, sendo um dos principais representantes da Jovem Guarda e o cantor brasileiro que mais vendeu discos, mais de 120 milhões de cópias no mundo inteiro. É freqüentemente referenciado no Brasil como "rei", notório ainda por seus grandiosos shows de final de ano e sua aversão pela cor marrom.



Incentivado pela mãe, cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro, aos nove anos. Apresentou-se cantando o bolero "Amor y más amor". Como prêmio pelo primeiro lugar, recebeu balas. O cantor recordaria anos depois o momento, relatado na obra "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Araújo: "Eu estava muito nervoso, mas muito contente de cantar no rádio. Ganhei um punhado de balas, que era como o programa premiava as crianças que lá se apresentavam. Foi um dia lindo." Tornou-se então presença assídua do programa, todos os domingos acreditando no seus sonhos de cantar. Aos seis anos de idade, no dia da festa de São Pedro, que é o padroeiro da cidade de Cachoeiro do Itapemirim, ele foi atropelado por uma locomotiva a vapor e sua perna direita teve de ser amputada até pouco abaixo do joelho. Roberto e a coleguinha de escola Fifinha estavam na plataforma da estação. Quando o trem se aproximava, a professora puxou repentinamente a menina com medo que ela caísse. Roberto, que estava de costas para os trilhos, assustou-se e acabou caindo. O cantor usou muletas até os 15 anos, quando colocou a sua primeira prótese – essa parte de sua perna é mecânica.

Curiosidades:

A cantora e atriz mexicana Thalia regravou a canção "Como Vai Você" em seu disco ao vivo "Primera Fila" no ano de 2009. A versão em espanhol ganhou o nome de "Que Sera de Ti".

O primeiro especial natalino de Roberto Carlos teve como convidados Erasmo Carlos, Antônio Marcos e o ator Paulo Gracindo. De lá para cá, o programa recebeu nomes como Maria Bethânia, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Titãs, Dorival Caymmi, Leandro e Leonardo, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Mc Leozinho, Alcione dentre outros. No ano de 2006, alguns destes encontros foram reunidos no CD e no DVD "Duetos", lançado no fim do ano.



Roberto Carlos é o artista brasileiro que mais vendeu discos no mundo, e na América Latina supera as vendagens dos Beatles

Em seu repertório, Roberto Carlos homenageou seus pais (Lady Laura e Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo) e seus filhos (As Flores do Jardim da Nossa Casa, Quando As Crianças Saírem de Férias e Fim de Semana). Além de Dudu e Luciana, Roberto assumiu como filha Ana Paula, filha do primeiro casamento de Nice. No ano de 1996, o cantor descobriu, através de teste de paternidade, que é pai de Rafael, filho dele com uma fã de Minas Gerais. Rafael Braga tentou carreira como cantor, e chegou a cantar com o pai no especial daquele ano. Os dois interpretaram a canção As Curvas da Estrada de Santos.

Alguns artistas já fizeram participações em discos de Roberto Carlos. Além do parceiro Erasmo Carlos (em "Papo De Esquina" de 1988), já gravaram com o cantor Maria Bethânia (em Amiga, de 1982), Fafá de Belém (em Se Você Quer, de 1991) e a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó (em "Arrasta uma Cadeira", de 2005). Já Roberto fez participações em discos de Erasmo, Ângela Maria, Balão Mágico e de Chitãozinho e Xororó.

Lançou em Abril de 2008 Eau de Toilette "Emoções", da Racco cosméticos, seu primeiro produto assinado.

Roberto Carlos é torcedor do Palmeiras e do Vasco da Gama, como revelou em entrevista ao Estado de São Paulo em 3 de Setembro de 2009, assim como seu companheiro Erasmo Carlos.

Em 17 de abril de 2010 morre aos 96 anos Laura Moreira Braga, mãe de Roberto, a dois dias de o Rei completar seu aniversário de 69 anos.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!