O Pan Americano de 2011 e suas nuances

Por | 10:43 Comente


http://www.bikemagazine.com.br/wp-content/uploads/2011/10/logo_pan_guadalajara.png

Começa hoje no México o Pan Americano, que teve o Rio de Janeiro como sede em sua última edição.  Os 16o Jogos Pan-Americanos serão realizados de 14 a 30 de outubro em Guadalajara, no Estado de Jalisco, com a participação de 6.000 atletas de 42 países, em 36 modalidades esportivas.

Para quem ficou no Brasil, poderá ver nossos atletas atuando pela Rede Record na TV Aberta e pelo site Terra, ao vivo, através de 13 canais. 

Acredito que. pela primeira vez, as Organizações Globo estão fora de qualquer tipo de transmissão de um evento desse porte e já começamos ver alguns efeitos disso. O Pan Americano não é falado em nenhum noticiário esportivo da Globo nem do Sportv. Eles sequer citam o Pan Americano como preparativo para os Jogos Olímpicos de Londres.  E a ausência da Globo na transmissão acaba por esvaziar o interesse da competição em si. Acredito que não só do público como também de patrocinadores. Ou alguém tem dúvida mesmo que para um atleta que é patrocinado por uma marca X é melhor aparecer na Globo que na Record?

Quem acompanha qualquer tipo de esporte, como eu, e teve o (des) prazer de acompanhar a última Olímpiada de Inverno pela Rede Record vai sentir falta do padrão globo de qualidade. Comentários perdidos, falta de informação sobre o que está sendo disputado, falta de reportagens ao vivo e, consequentemente, confusão em horários e exibições de eventos faz com que o espectador procure ver outras coisas e ter outros interesses. 

Aí, é efeito dominó. Com público desinteressado não há audiência, não há divulgação dos atletas, que não aparecem na mídia, que não atraem o mercado que tem que atrair. Esse é um assunto extenso.

No mais, os jogos Pan Americanos sempre é preparativo para as Olimpiadas, inclusive servindo como obtenção de classificação em alguns esportes. Os resultados não devem ser super estimados. O bom resultado no Pan não significa que teremos bons resultados nas Olímpiadas de Londres. O que não significa que não devamos comemorar cada vitória.

Boa sorte, Brasil!

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!