Tipos de Conjuntivite

Por | 17:19 Comente




A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, acompanhada de vermelhidão e produção de secreção. Elas podem ser: infecciosas, alérgicas ou químicas.

Conjuntivite infecciosa

É causada, mais frequentemente, por vírus ou bactérias, e pode ser contagiosa. O contágio se dá principalmente pelo contato.

Assim, estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo pela água da piscina são formas de se contrair a conjuntivite infecciosa. Quando ocorre uma epidemia de conjuntivite, é do tipo infecciosa.

As conjuntivites infecciosas virais, apresentam sintomas muito parecidos com as bacterianas. Portanto, é muito importante que em caso de dúvida, a criança seja examinada por um oftalmologista, para não corrermos o risco de medicá-la sem necessidade, ou medicá-la de maneira incorreta.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias (como quem tem rinite ou bronquite, por exemplo), e geralmente ocorre nos dois olhos. Esse tipo de conjuntivite não é contagiosa, apesar de que pode começar em um olho e depois apresentar-se no outro.

Pode ter períodos de melhoras e recidivas, sendo importante a descoberta da causa da conjuntivite alérgica, fazendo-se assim a sua prevenção.

Conjuntivite química

A conjuntivite química (ou tóxica) é causada por contato direto com algum agente químico, que pode ser algum colírio medicamentoso ou produtos de limpeza, fumaça de cigarro e poluentes industriais. Alguns outros irritantes capazes de causar conjuntivite tóxica são poluição do ar, sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro e tintas para cabelo.

A pessoa com conjuntivite química deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante. Se a causa for medicamentosa é necessário a suspensão do uso, sempre seguindo uma orientação médica.

Este tipo de conjuntivite é muito comum nos recém-nascidos, uma vez que o pediatra na sala de parto prescreve um colírio (Nitrato de Prata 1%), para prevenir a conjuntivite gonocócica. Este colirio pode causar a conjuntivite química ou tóxica. Apesar deste efeito colateral, essa é uma conduta obrigatória, já que a conjuntivite gonocócia pode levar à cegueira no periodo neonatal.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!