Artista britânico transforma aviões em "pombas douradas olímpicas"

Por | 10:54



Artistas posam em frente ao avião decorado para homenagear os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Foto: Reuters

Inspirada pelo espírito olímpico que toma conta da Grã-Bretanha, a British Airways vai colocar no ar nesta terça-feira um avião que funde sua imagem à de uma pomba gigante e dourada. A pintura incomum na lataria da aeronave é fruto de um concurso realizado pela companhia para homenagear os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O vencedor foi o designer Pascal Anson, que contou à BBC sobre o projeto.
A ideia de Pascal é brincar com a percepção das pessoas, algo que as fiça olhar para o céu pensar: é um pássaro? Um avião? Assim, tentou traduzir através da pintura dourada penas e detalhes de uma pomba. O modelo escolhido foi o A319, de quase 12 metros de altura e 34 de cumprimento. Seu objetivo, segundo disse, não era criar uma imagem de característica fotográfica de uma pomba, mas sim uma representação.
Há grande simbologia envolvida na escolha da pomba como meio de homenagear os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos: segundo Pascal Anson, representa um símbolo de paz e unidade social, era usada nas Olimpíadas da antiguidade para enviar mensagens a vilas e cidades distantes e teve papel fundamental nos Jogos de Londres, em 1948.
A renomada artista britânica Tracey Emin estava no júri que escolheu Pascal Anson como o vencedor do concurso da British Airway. Depois, se tornou a mentora do projeto, e fez muitos elogios. O principal desafio, segundo afirmou, foi traduzir a ideia na pintura da estrutura metálica - normalmente, apenas trechos do avião como a fuselagem lateral ou a asa são pintados.
O primeiro avião caracterizado como pomba dourada gigante vai sair do aeroporto Heathrow, em Londres, e seguir para Copenhague, na Dinamarca. Ao todo, nove aeronaves foram caracterizadas, de acordo com a BBC.


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial