Os 10 políticos mais ricos do mundo

Por | 16:00




É comum escutar alguém comentando que os impostos só servem para enriquecer políticos, que eles deveriam servir a população mas só enchem o próprio cofrinho, entre outras coisas. A verdade é que vemos muita gente entrar na vida política pobre e passar a viver como rei em poucos anos. Isso não é uma realidade nacional. No mundo todo os políticos conseguem algum tipo de ascensão social.

A lista abaixo mostra os 10 políticos com as maiores fortunas do mundo. Confesso que fiquei surpreso por não haver brasileiros nela. Esperava que ao menos Sarney estaria no meio.

 

10 – Silvio Berlusconi

 politicos ricos Silvio Berlusconi

Nascido em uma família de classe-média baixa, ele passou a líder de um império de mídia. Conhecido por estar envolvido em escândalos sexuais e de corrupção, Berlusconi tem atualmente uma fortuna superior a 9 bilhões de Dólares.

 

09 – Hans-Adam II

politios ricosHans-Adam II

Colecionador de arte, Hans-Adam começou como investidor e foi galgando degraus até se tornar um líder político. Proprietário do grupo bancário LGT, ele tem uma fortuna pessoal estimada em 4 bilhões de Dólares. Isso sem contar os 7,5 bilhões que a LGT vale.

 

08 – Khalifa Bin Zayed Al Nahyan

politicos ricos Khalifa Bin Zayed Al Nahyan

Político conhecido nos Emirados Árabes Unidos, Nahyan possui uma fortuna estimada em 18 bilhões de Dólares. Ele é o chefe de estado daquele país e o emir de Abu Dhabi, além de dirigir o Conselho Supremo do Petróleo, onde goza de amplos poderes em questões energéticas. O conhecidíssimo edifício Burj Khalifa, um dos mais altos do mundo, possui este nome em sua homenagem.

 

07 – Sonia Gandhi

politicos ricos Sonia Gandhi

Antes que você pergunte: não, ela não é parente do Mahatma. Ela é viúva do ex-primeiro ministro indiano Rajiv Gandhi e atual presidente do Pertido do Congresso. Nascida na Itália, ela é um dos rostos mais conhecidos da política em seu país. Sua fortuna pessoal é estimada em 19 bilhões de Dólares.

 

06 – Hassanal Bolkiah

politicos ricos Hassanal Bolkiah

Da lista apresentada até agora este é o que mais aparenta gostar de aproveitar sua fortuna. Bolkiah gosta de gastar e de viajar pelo mundo. Você gostaria de ter uma coleção de carros? Ele tem entre 3 e 6 mil automóveis. Ele é o atual sultão e primeiro ministro de Brunei. Apesar de já ter sido o homem mais rico do mundo, a má administração de sua fortuna diminuiu seu cofrinho para "apenas" 20 bilhões de Dólares.

 

05 – Abdullah Bin Abdul Aziz

politicos ricos Abdullah Bin Abdul Aziz

Rei supremo e líder de um país tão rico em petróleo como a Arábia Saudita, era de se esperar que Aziz estivesse na lista. Com 21 bilhões no bolso e relações pacíficas com clientes como os países do ocidente, a riqueza dele não tem uma expectativa de ter fim tão cedo.

 

04 - Bhumibol Adulyadej

politicos ricos Bhumibol Adulyadej

Ele é o rei que mais passou tempo em exercício na história da Tailândia e o chefe de Estado há mais tempo no poder. Bhumibol não tem predileção exclusiva pela política, ele é um apreciador de artes como pintura, fotografia, música e literatura. Ele é autor de vários livros  e tem uma fortuna estimada em 35 bilhões de Dólares.

 

03 – Vladimir Putin

politicos ricos vladmir putin

O governante da Rússia já fez parte da KGB e é dito que mesmo no recente período onde não era o presidente do país ainda exercia grande influência nas decisões do gabinete. Como a Rússia não é conhecida por ser um celeiro de políticos honestos fica difícil dizer quanto dinheiro Putin tem, mas acredita-se que o valor esteja na casa dos 40 bilhões de Dólares.

 

02 – Hosni Mubarak

PD*26835454

Ele ganhou as manchetes dos jornais quando foi colocado para fora do governo egípcio, mas isso não alterou o fato dele ser um dos homens mais ricos do mundo. Mesmo fora do governo sua fortuna ultrapassa a casa dos 70 bilhões. Seus adversários políticos afirmam que esse dinheiro  é fruto de anos de corrupção a frente do Egito.

 

01 – Mohammed Bin Rashid Al Maktoum

politicos ricos mohammed bin

Ele é o primeiro ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, ele é também emir de Dubai e detentor de 99,67% da Dubai Holding. Com uma fortuna superior a 80 bilhões de Dólares, ele leva um estilo de vida caro, além de ser apaixonado por corridas de cavalo.

Fonte: Gizmo Crazed



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial