Brincando e se alimentando: preserve a sáude das crianças

Por | 08:34



Embora as brincadeiras estejam esquecidas devido ao aumento das tecnologias (os jogos na internet, o videogame e a TV) os pais podem incentivar os filhos a brincar ou a praticar esportes. Sempre que possível, devem brincar ou exercitar-se junto com a criança, pois, além de estreitar os laços familiares, faz bem para a saúde de todos.

As brincadeiras podem ser grandes aliadas para evitar o ganho de peso, principalmente, se realizadas pelo menos 90 minutos por dia. Toda brincadeira aeróbica, que a criança goste e tenha prazer em fazê-la, ajuda a evitar o maior vilão da obesidade infantil: o sedentarismo.

Brincar é uma atividade física que pode auxiliar na perda de peso, no controle da ansiedade e melhorar a auto-estima. "Toda atividade que leva a criança a se movimentar e a se relacionar com outras crianças é de grande valia para a saúde física e emocional", enfatiza.

Reeducação alimentar da família é determinante para o emagrecimento infantil. Os médicos ensinam que a adequação de hábitos alimentares da família evita que as crianças fiquem acima do peso e dão algumas dicas:

- Inicie as refeições principais sempre pelas saladas, legumes e verduras, antes dos itens principais;

- Não repita o prato principal;

- Evite doces, sobremesas e açúcar branco. Substitua o açúcar pelo adoçante;

- Evite frituras e alimentos gordurosos, principalmente, os à milanesa;
- Não coma em frente à TV;

- Não "belisque" entre as refeições;

- Faça seis refeições;

- Evite líquidos durante as refeições, principalmente, entre almoço e jantar;

- Refrigerante somente diet;

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos;

- Uma vez por semana a dieta pode ser relaxada, mas sem excessos;

- Pratique um esporte ou atividade física diariamente, no mínimo uma hora e meia por dia. No restante do tempo livre, não fique parado, pois atividade física é fundamental.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial