Tem que ficar sentado por muito tempo? Mantenha uma boa circulação sanguínea!

Por | 09:14



A dica de saúde hoje vai para pessoas que precisam ficar muito tempo sentadas por muitas horas seguidas, sem poder andar muito. Esse é o caso de quem viaja muito de avião, ou te que fazer uma viagem longa. Seja a passeio, a trabalho, não importa o motivo,  algumas viagens, principalmente as mais longas, tipo 8 -10 horas, necessitam de pequenos cuidados, pois ficar muito tempo sentado pode trazer riscos a sua saúde.

A falta de movimentação nos vôos, principalmente nos de longa duração – maior que 8 horas, favorece a formação de coágulos (problema que é denominado trombose venosa profunda). Esses coágulos podem ser deslocados pela circulação sanguínea indo parar nos pulmões (ocorrendo a embolia pulmonar). E quando o volume de coágulos é grande, a oxigenação do sangue pode ser drasticamente afetada, podendo levar à morte. Já viu alguém viver sem oxigênio?

Como há aviões onde os assentos são estreitos e há pouco espaço para as pernas, os passageiros a restringir seus movimentos. Com as pernas paradas, a musculatura local fica inativa. E é exatamente a atividade destes músculos a principal responsável por ejetar o sangue para o coração. Este sangue, acumulado, aumenta o risco de formação de coágulos.

Veja algumas dicas, simples, porém essenciais para prevenir a trombose:

Hidrate-se: Beba água e sucos regularmente. Quando está bem hidratado, o sangue se torna menos viscoso, diminuindo o risco de formação de coágulos. Sendo assim, evite bebidas alcoólicas e café em excesso. Pois ajudam na desidratação do corpo.

Movimente-se: Não fique sentado durante todo o vôo. É muito importante que ande pelos corredores para ativar a circulação sanguínea.

Exercite-se: Mesmo sentado você pode estimular sua circulação. Sempre que possível levante os pés do chão e faça um círculo com os dedos dos pés, um pé no sentido do relógio e o outro em sentido contrário. Em seguida, mude o sentido (15 segundos em cada sentido). Outro exercício fácil e bom de ser feito, é colocar seus calcanhares no chão e elevar os dedos dos pés o mais alto possível. Ponha novamente os pés no chão. Eleve em seguida seus calcanhares, ao mesmo tempo em que conserva a parte da frente dos pés no chão (faça esse exercício durante 30 segundos).

Não se automedique: Somente em circunstâncias extremas é recomendado o uso de medicamentos anticoagulantes, e estes devem ser prescritos por um médico. É extremamente desaconselhável o uso de tais medicamentos sem a devida orientação, pois podem apresentar efeitos colaterais fatais.

Tomados esses cuidados, poderá aproveitar ao máximo a sua viagem.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial