Nutricionista de Anderson Silva dá dicas para emagrecer

Por | 14:33 Comente


 Foto: Getty Images

Desde que o UFC virou sucesso na televisão brasileira, os lutadores de MMA se tornaram quase celebridades, popularizando o esporte e lotando as academias no País todo. Os atletas profissionais entendem tudo de artes marciais e, para manter a forma, seguem uma rígida rotina, já que as categorias do esporte são divididas de acordo com o peso que apresentam na balança antes das lutas.

Para garantir que esta pesagem seja exata, entra em cena o nutricionista esportivo especializado na área de alimentação saudável e emagrecimento, Miguel Vieira, que, há quatro anos, cuida dos cardápios dos campeões Anderson Silva – também conhecido como Spider – e Minotauro, ambos bem-sucedidos lutadores de MMA.

"Nos últimos três ou quatro dias que antecedem a pesagem da luta, o Anderson costuma fazer uma dieta à base de proteína, sem nenhum carboidrato para ajudar a abaixar o peso. Depois, reintroduzo o carboidrato no cardápio", explicou. No entanto, a dieta rica em proteína e sem muito carboidrato exige mudanças também na malhação. "Mas, por ele estar só ingerindo proteína, não vai ter tanta energia para treinar como se estivesse comendo carboidrato, então ele diminui o treinamento físico, não corta a atividade aeróbica, mas diminui a intensidade para não lesionar e não baixar a imunidade", ressaltou o nutricionista.

Ao contrário de Spider, o lutador Minotauro não precisa ser tão vigilante com o peso antes das lutas ou durante os treinamentos. "O Minotauro não tem essa preocupação, devido à categoria pesada de que faz parte. Por isso ele não tem muito que se privar de carboidratos. Ele pode se dar ao luxo de comer até o dia da pesagem. Já cheguei a dar arroz integral nestas ocasiões", contou Miguel.

Apesar da pressão que antecede a luta, o trabalho árduo começa bem antes. "Quando o Anderson está sem lutar, ele pesa 100 quilos. E, então, ele tem três meses antes da luta para ficar com 84 quilos", comentou. "Neste período, a dieta do Anderson é balanceada. Ele costuma ingerir frutas, verduras, legumes e iogurtes, além de aveia até duas vezes por dia, para ajudar no trânsito intestinal e aumentar a saciedade".

Aveia dá saciedade
Não só para os atletas de MMA, mas para qualquer pessoa que queira ganhar massa muscular ou perder peso, a aveia é um dos segredos. "É uma excelente fonte de fibra, um alimento riquíssimo". O consumo dos flocos melhora a função intestinal e, para o nutricionista, isso "reflete um indivíduo saudável".

Ele disse também que misturar duas colheres de sopa de aveia com frutas, iogurtes e sucos no café da manhã ou no lanche da tarde aumenta a sensação de saciedade, facilitando a tarefa de se manter na linha e garantir uma dieta mais saudável e equilibrada. "Em um indivíduo obeso que tem compulsão por comida, acrescento uma fruta, proteína e aveia. Isso ajuda a segurar muito mais a fome até a próxima refeição. Para os indivíduos com níveis de colesterol altíssimo e que comem errado, introduzo aveia e aí começa a baixar o nível de colesterol. Em exame de sangue vejo a diferença", informou.

Fruta é essencial
Além da aveia, a busca pelo equilíbrio no consumo dos ingredientes é fundamental para uma vida saudável. O nutricionista informou que a divisão correta seria de 15 a 20% dos alimentos como gordura, 50% de carboidrato e 30% de proteína. "Cada indivíduo tem uma quantidade de calorias que pode ser ingerida por dia, costumo calcular isso e distribuir ao longo de seis refeições diárias, sempre comendo de três em três horas". Ele ressaltou ainda o consumo das frutas. "Fruta é essencial na vida", comentou.

Jantar é importante
Miguel Vieira considera o café da manhã, almoço e janta como as principais refeições e defende o fato de consumir carne e verduras no jantar, costume que os brasileiros não aderem totalmente, pois preferem substitui-los por lanches. "O brasileiro tem hábito de não jantar comida e só fazer um lanche. Eu sou da linha que comida não é substituída por lanche. Tem que ter alimentos integrais e cereais nos jantares".

Para quem está tentando enxurgar uns quilinhos, se controlar durante a noite é fundamental, por isso, é preciso ter cuidado com o cardápio. "Para quem quer perder peso, seguro o carboidrato à noite. Na parte da manhã, de um modo geral, gosto de utilizar salada de fruta com aveia".

Atletas de carteirinha
Os atletas de carteirinha devem também ficar atentos à alimentação para não exigir demais do corpo. O nutricionista comentou que os praticantes de iron man e triatlo devem consumir carboidrato durante os treinos e provas. "O objetivo é retardar a fadiga muscular". O mesmo vale para os lutadores de jiu jitsu e judô, que fazem uma dieta balanceada antes das competições e, no intervalo das lutas, devem comer uma banana ou maçã.

Uma pessoa comum que pratica musculação como esporte deve ter uma dieta balanceada com o consumo de proteína, carboidrato e fruta antes e depois dos exercícios. Para os atletas das piscinas, a recomendação é consumir carboidrato antes e depois dos treinos de natação.




Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!