Estações de metrô mais fantásticas e originais do mundo

Por | 17:32



Longe de ser algo monótono, monocromático ou sinônimo de lotação e stress diário, alguns metrôs espalhados pelo mundo surpreendem pelos projetos ousados e por estações que são verdadeiras obras de arte. De Moscou a Montreal, de Xangai a Paris, conheça as estações mais fantásticas do mundo; motivos de orgulho dos moradores e reflexos do espírito da cidade:

Kaohsiung, Taiwan

"Formosa Boulevard" é uma das estações mais movimentadas - e também uma das mais belas - da cidade de Kaohsiung, em Taiwan. Além de ser o ponto onde a linha vermelha e a laranja se encontram, é onde está localizado o "Dome of Light": a maior instalação de vidro do mundo. A obra possui 30 metros de diâmetro e é composta por 4.500 painéis coloridos vindos da Alemanha.

Estação

Estocolmo, Suécia

O metrô de Estocolmo, capital da Suécia, é considerado um dos mais fantásticos do mundo. Possui cerca de 100 estações que, juntas, formam em extensão, a maior galeria de arte do mundo. O destaque subterrâneo fica por conta das estações da linha azul, que apresentam rochas aparentes em contraste com equipamentos modernos, luzes cuidadosamente colocadas e elegantes trabalhos de pintura. Um verdadeiro deslumbre para os olhos e que representa bem o impecável trabalho do design sueco.


Estação

O sistema de metrô "U-Bahn" de Munique, na Alemanha, teve início apenas em 1972, mas desde então vem crescendo rapidamente com estações espalhadas por toda a cidade e devidamente integradas com outros meios de transporte. Enquanto as estações mais antigas têm design mais simples e minimalista, as novas surpreendem com projetos ousados e inovadores. É o caso da "Dulferstrasse" (na foto), que possui projeto de iluminação feito por Ingo Mauer, um consagrado designer alemão.

Estação

A recente estação de Toledo em Nápoles (Itália) é uma obra arquitetônica impressionante de se ver. Paredes, tetos e outras superfícies estão cobertas por pastilhas que formam impressionantes mosaicos e degradês. O efeito instiga o olhar e dá a impressão de estar em outro planeta ou dimensão. No final de 2012, o lugar levou o título de "a mais impressionante estação de metrô da Europa", concedido pelo jornal britânico The Daily Telegraph.

Estação

Um transportador de curta distância em Xangai, na China, leva as pessoas a uma viagem diferente, surreal e psicodélica. Ao longo de 647 metros que ligam a área de Bund ao distrito de Pudong, um túnel bombardeia incríveis efeitos especiais e de iluminação, além de músicas sincronizadas com o "piscar" das luzes.

Estação

Em Moscou, a estação Slavyansky Bulvar, inaugurada em 2008, foge do estilo das demais estações russas. Projetada pelo arquiteto S.Volovich, a estação apresenta paredes revestidas com mármore cubano e piso todo coberto com granito cinza. Bancos e luminárias de ferro ajudam a compor um belíssimo efeito futurista.

Estação

Desenhado por François Schuiten - um artista de quadrinhos belga - a estação "Arts et Métiers" em Paris (França) teve inspiração na obra de Júlio Verne e dá a impressão de estar dentro de um submarino. Paredes de bronze, vigias e engrenagens gigantes ajudam a completar essa sensação náutica.

Estação

O metrô do Chile é um dos mais belos e eficientes da América do Sul. As estações são limpas, organizadas e decoradas com belíssimas obras de arte. A estação Universidad de Chile (na foto), por exemplo, possui painéis feitos pelo pintor e fotógrafo Mario Toral. Na obra, estão representados os momentos mais significativos da história chilena.



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial