Mulheres dão mais lucro em filmes em Hollywood

Por | 16:54 Comente




Hoje em dia, há pesquisa para tudo! O resultado da pesquisa da vez foi feito pelo blog especializado em estatísticas FiveThirtyEight, que reuniu dados para refutar uma crença comum entre os executivos de Hollywood: a de que filmes centrados em personagens femininas não têm desempenho tão bom quanto as produções protagonizadas por homems.
Pelo contrário: o estudo realizado pelo FiveThirtyEight mostra que filmes com personagens femininas de destaque dão melhor retorno do que os que não têm.
O estudo examinou os dados de bilheterias de 1.615 filmes lançados entre 1990 e 2013, e analisou se as produções passavam no teste Bechdel (usado para determinar se um filme é sexista): o filme tem pelo menos duas personagens femininas com nomes, elas conversam entre si em algum momento, e a conversa tem como assunto algo que não se refira a um personagem masculino.
Os resultados obtidos mostraram que, enquanto filmes que passam no teste Bechdel costumam ter orçamentos mais baixos que a média, eles também dão um lucro maior em relação ao custo.
Segundo o autor da análise, a média de arrecadação para um filme que passa no teste Bechdel foi de US$ 2,68 para cada dólar investido. A média de renda dos filmes que não passaram no teste foi de US$ 2,45 para cada dólar gasto.
O FiveThirtyEight aponta que menos da metade dos filmes passaram no teste Bechdel, entre eles os recentes "Frozen" e "Jogos Vorazes: Em Chamas".
O retorno dos filmes que passam no teste também se mostrou mais alto nos mercados internacionais.


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!