Obesidade mórbida: conceito, IMC e tratamento

Por | 10:42 Comente



http://www.academiaacademia.com.br/imgs/Fotos/cirurgia_bariatrica_e_o_metodo_mais_eficaz_contra_obesidade_morbida.jpg

A Obesidade Mórbida é uma doença grave, associada a uma elevada incidência de complicações, tendo como conseqüência principal a redução significativa do limite de vida. É a segunda causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para os acidentes automobilísticos.

A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)².

Tabela do IMC:

Classificação Valores no IMC
Abaixo do peso Abaixo de 18,5


Sobrepeso 25,0 - 29,9
Obesidade Grau I 30,0 - 34,9
Obesidade Grau II (severa) 35,0 - 39,9
Obesidade Grau III (mórbida) 40,0 e acima

Além de causar constrangimentos para a própria pessoa, o excesso de peso provoca outras doenças consideradas graves, tais como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, depressão, entre outras, que podem levar à deterioração da saúde e, por vezes, em casos mais graves, à morte de quem não se tratar atempadamente. Os riscos à saúde em pacientes Obesos são:

  • Desenvolver Diabetes Mellitus tipo II;
  • Problemas cardiacos;
  • Dislipidemias;
  • DA [Doença Arterial, cuja mais comum é a Coronariana(DAC)], com risco de desenvolver para IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), ou AVE (Acidente Vascular Encefálico) isquêmico;
  • Trombose Venosa com isquemia e necrose principalmente de partes distais do corpo, como pés;
  • Hipertensão Arterial;
  • Problemas Articulares (Joelhos e Coluna Lombar); e
  • Depressão
  • Tidp

Tratamento da obesidade mórbida

Normalmente, pessoas recorrem a colocação de uma banda gástrica (uma espécie de cinto à volta do estômago) que irá reduzir a capacidade de armazenamento de comida do mesmo, levando à uma diminuição de ingestão de alimentos. Ao comer menos o corpo irá ter menos que consumir, logo irá ter tendência a não acumular gorduras. Esta operação, além de ser extremamente dolorosa e de difícil recuperação, não irá educar o paciente em sua alimentação ou exercícios.


Estima-se hoje que nosso país possua 4 milhões de Obesos Mórbidos, aproximadamente 4% da população segundo a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade.

30% das causas de morte no Brasil estão associadas à obesidade e a doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. Em termos de prevalência, o problema já é maior do que a fome.



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!