Cooler movido a energia solar gela cerveja e carrega celular

Por | 08:54 Comente


Um engenheiro e designer de produtos norte-americano criou um cooler movido a energia solar que pode gelar latinhas de cerveja em até -10ºC enquanto carrega um smartphone. O SolarCooler foi apresentado durante a CES 2014, que aconteceu no início de janeiro em Las Vegas.

O SolarCooler foi apresentado durante a CES 2014. Seu criador arrecada doações no Indiegogo para o projeto sair do papel (Foto: Divulgação/SolarCooler)
Descrito como o primeiro equipamento do mundo a utilizar energia solar para gelar bebidas, o cooler tem capacidade para 40 litros ou 60 latinhas de cerveja e pesa 22 quilos.
Cooler solar carrega bateria de celular (Foto: Reprodução/ Indiegogo)
A criação de Ryan McGann usa ainda plug USB de 12v, onde podem ser conectados gadgets como caixas de som e smartphones para completar a festa na praia.
O SolarCooler utiliza painéis de energia solar destacáveis para captar a luz do dia e produzir o necessário para o funcionamento do aparelho, que possui rodinhas para transporte. Além da praia, ele pode ser usado em camping, barcos e transportado na carroceria de veículos do tipo pick-up.  A temperatura alcançada pelo dispositivo permite ainda a fabricação de cubos de gelo.
O kit apresentado na CES está em campanha no Indiegogo, um site de arrecadação de fundos para produtores independentes similar ao Kickstarter. Em sua página, o engenheiro diz que a mini geladeira também pode ser usada no transporte de vacinas na África. A campanha foi lançada no dia 10 de janeiro e pretende arrecadar US$ 150 mil (cerca de R$ 353 mil).
O protótipo vem com painel solar que pode ser destacado para a captação de luz (Foto: Divulgação/SolarCooler)

Ryan informa que precisam ser vendidos 250 coolers para cobrir os custos e iniciar a produção. "Acreditamos que nesta época o acesso a refrigeração não é um privilégio, mas um direito para todo mundo desfrutar. É por isso que temos trabalhado tão duro projetar e aperfeiçoar a nossa tecnologia para qualquer um usar", diz Ryan na página do projeto.

Fonte: Tech Tudo


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!