Dicas de como combater envelhecimento e doenças crônicas

Por | 17:50 Comente



Um estudo aponta que problemas como hipertensão, diabetes tipo 2, cardiopatas e complicações em decorrência da Doença de Alzheimer são as principais causas da mortalidade de idosos.

Foto: Divulgação

De acordo com a psicóloga e presidente da Afra Jireh, empresa especializada no atendimento e cuidados com idosos, essas doenças crônicas podem ser controladas através de medidas simples, como: a prevenção (consultas e exames periódicos), hábitos saudáveis (alimentação e atividade física) e um possível tratamento (remédio e controle médico).

"Muitas pessoas, devido a uma série de motivos, não podem ou não querem adotar tais medidas em seu cotidiano, o que acaba comprometendo mais seu estado de saúde", afirmou Viviane.

Veja algumas das dicas da psicóloga Viviane Ortiz:

Foto: Divulgação1 - Vá ao médico com frequência, seja para realizar exames preventivos ou quando sentir alguma coisa estranha em seu organismo. Você pode ser a primeira pessoa a perceber que há algo estranho em seu corpo. Não cultive as crenças falsas de que "não gosta de ir a médico", de que "quem vai ao médico acaba achando doenças" ou de que "médico toma muito tempo". Não seja corajoso com sua própria saúde.

2 - Faça uma alimentação saudável. Caso você tenha algum problema de saúde que implique em restrição alimentar, não deixe de fazer a dieta recomendada pelo médico ou nutricionista. Caso você tenha boa saúde, não convém exagerar diariamente. "O ato de alimentar-se traz prazer àquele que alimenta, além de fazer parte de várias reuniões sociais, porém, não é saudável comer "comida de festa" e tomar "bebida de festa" todos os dias. Não deixe de comer aquilo que você gosta, apenas não cometa excessos diariamente, pois eles podem prejudicar sua saúde" explica Viviane.

3 - Mantenha o hábito de praticar atividade física regular. Caminhada, natação, hidroginástica, musculação podem ser muito benéficas para pessoas de todas as idades, porém, antes de começar, consulte um médico e um fisioterapeuta para que eles avaliem possíveis riscos e indiquem a melhor atividade para você. "Lembre-se que atividade física é uma meta para a manutenção de uma vida saudável e deve ser feita com frequência. Caminhadas no shopping e aos finais de semana não contam!" diz.

4 - Evite o stress! Sabemos que o dia a dia, principalmente nas grandes cidades, é bastante estressante, por isto, em muitas situações, é impossível evitar o stress de conviver com constantes horários marcados, metas e obrigações. Segundo Viviane Ortiz, outras fontes de stress podem ser evitadas, como, por exemplo: não cobrar de si mesmo além do que você tem condições de fazer, não assumir responsabilidades que possam te sobrecarregar, não guardar rancor, evitar situações que possam te deixar nervoso (como, por exemplo, noticiários que carregam apenas notícias violentas e catastróficas). "Os aposentados têm a vantagem de não precisarem lidar com as cobranças estressantes relacionadas ao mercado de trabalho, aproveitem esta fase de sua vida. Também fique atento a sintomas como depressão e ansiedade e não hesite em procurar ajuda profissional caso perceba algo diferente em seu estado de humor" explica.Foto: Divulgação

5 - Tenha bons relacionamentos com a família e os amigos. O ser humano é um ser social, ele precisa viver em interação com outras pessoas. Não se isole, reserve um tempo para conversar, para rir, para contar seus problemas a pessoas confiáveis e para ouvir o que o outro tem a dizer. O idoso costuma queixar-se de, com o passar dos anos, perder amigos e parentes próximos, o que é triste, porém não pode ser justificativa para que o mesmo se isole e rejeite o contato com outras pessoas.

6 - Reserve um tempo para fazer coisas que lhe dão prazer: trabalhos manuais, viajar, leitura, ir ao teatro, aprender coisas novas, engajar-se e grupos, ir à igreja são atividades relativamente acessíveis, que ajudam a estimular a memória e promovem a interação com outras pessoas. "Manter sua cabeça sempre ativa pode ser um fator de proteção contra a demência" finaliza.



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!