Espetacular: O Vulcão dos Lagos Coloridos

Por | 22:58 Comente





Kelimutu é um estratovulcão localizado na ilha das Flores, na Indonésia. É considerado uma atração turística fascinante pelo fato de possuir 3 lagos que mudam de cor constantemente em seu topo. Cada um destes lagos possui uma estrutura física distinta, um regime hidrotermal e geoquímico único e um histórico de sequência de mudança das cores particular controlado por mudanças nas condições fisico-químicas.
Tiwu Ata Polo, também conhecido por "lago encantado" fica no lado suldeste do pico do vulcão. Uma pluma termal na parte noroeste do lago indica  uma fumarola subaérea adjacente ou atividade hidrotermal. Uma espuma branca aparece na superfície do lago a volta da pluma quando a atividade convectiva aumenta momentaneamente. Detritos de rochas são frequentemente arrastados para dentro do lago pela água que desliza pela cúpula  do vulcão ao redor do lago durante as tempestades. Dois picos adjacentes à borda da cratera ajudam a estabilizar o leste e o nordeste da parede da cratera,  enquanto mais a sudeste um declive sugere uma possível saída para um transbordamento. Tal saída teria alimentado o rio Mbuli cuja a fonte é de terra firme nessa área.
 
Muri Koo Tiwu Nua Fai, ou também conhecido como "Lago dos Rapazes e Moças", é adjacente ao Tiwu Ata Polo e é o mais profundo dos 3. Uma lágrima de tamanho razoável na parede ocidental foi o local de onde pode ter ocorrido o transbordamento antes de 1929. Uma atividade fumarólica visível na linha da costa de Tiwu Nua Muri Koo Fai foi reportada pelo geólogo holandês Kemmerling mas esta atividade entrou em declinio e hoje já não existe. Entretanto, tanto a atividade fumarólica subaérea como atividade hidrotérmica estão implícitas em uma grande pluma térmica no centro do lago que lentamente faz uma convecção na água. Um fornecimento novo de espuma amarela (provavelmente o mesmo tipo de enxofre elementar encontrado na salmoura do lago da cratera do Kawa Ijen)  trazido pela pluma e empurrado em direção à parede da cratera.
 

Uma cobertura particularmente grande desta espuma acumulou na base da parede norte do lago. Durante as tempestades a espuma é espalhada pelo influxo da água e por deslizamentos de terra, entretanto uma parte dela pode mesmo estar simplesmente desaparencendo. Tiwu Ata Polo e Tiwu Muri Koo Fai Nua são separadas apenas por uma divisória parabólica íngreme que arqueia para baixo a uma altura mínima de 35 m acima do nível da superfície dos lagos. De acordo com Kemmerling esta divisória foi tão alta como a borda da cratera a cerca de  70 anos antes de sua pesquisa. Mas tinha sofrido uma subsequente erosão na altura de sua visita (Kemmerling, 1929).
Relatos recentes que ainda não foram confirmados dizem que a partição se desintegrou e que os lagos estão agora misturados. Um diretório de vulcões publicado pelo Instituto Smithsonain lista "explosões hidrotermais" do lago Tiwu Nua Muri Koo Fai que ocorreram  em 1938 e novamente em 1965. Cada um desses eventos chegou a durar mais de um mês mas foram pequenos e confinados à cratera.
Tiwu Ata Mbupu (TAM), ou "lago dos anciãos", é o lago mais ocidental e é estrututalmente  diferente dos outros dois pois fica localizado em uma cova dentro de uma cratera maior.
Kemmerling relatou atividades fumarólicas tanto aéreas como subaéreas nesta cratera, porém nenhuma atividade foi observada em 1992. Pequenos deslizamentos de terra adicionam constantemente escombros às encostas íngremes ao longo da costa do lago e grandes pedras caem periodicamente. Sua costa é revestida com uma camada colorida em diferentes tons de vermelho, laranja e amarelo, dependendo de sua espessura e cristais de gesso crescem nas rachaduras da parede da cratera nos primeiros metros acima da superfície da água.
 
Entretanto, independente do motivo pelo qual ocorre essas alterações na cor dos lagos, o que realmente choca é a beleza desse fenômeno da Natureza que pode ser visto por qualquer um no Parque Nacional de Kelimutu.  
 
 
 
 

 


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!