10 dicas para não cair em armadilhas no Black Friday

Por | 11:28 Comente




 

Muitos consumidores aguardam a próxima sexta-feira para aproveitar os descontos do Black Friday. Porém, para evitar que o comprador caia em armadilhas, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou no ano passado o Black Friday Legal, que conta com um Código de Ética para que as empresas se comprometam a não maquiar os preços. 


Com o objetivo de ajudar o e-consumidor a ter a melhor experiência no Black Friday, a camara-e.net elaborou uma cartilha da compra segura. A primeira recomendação é pesquisar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas.

Confira 10 dicas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para o Black Friday:

1 - Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados. Confira a lista aqui.

2 - Consulte os sites que comparam preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação, e os melhores estão constantemente atualizados.

3 - Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações.

4 - Use sites que tragam serviços de pagamento de renome.

5 - Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço e telefone fixo. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Se a situação estiver "baixada", "cancelada" ou "inativa", desista da compra.

6 - Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.

7 - Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

8 - Guarde todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação.

9 - Procure o selo Black Friday Legal. Ele indica as lojas que aderiram ao Código de Ética da entidade e comprometeram com as boas práticas do comércio eletrônico.

10 - Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais costumam selecionar alguns itens para a promoção Black Friday. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto, telefone para a loja e tire a sua dúvida.



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!