Tratamento da encefalite

Por | 15:54 Comente



http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/encefalite-hepatica-saiba-tudo-sobre-a-doenca-2/encefalite-hepatica-saiba-tudo-sobre-a-doenca-8.jpg

A encefalite é uma inflamação e infecção do cérebro desencadeada geralmente por um vírus e que pode ser fatal.

Quando essa inflamação é uma reação desencadeada por um agente infeccioso em outra parte do corpo, até mesmo alguns dias antes da eclosão dos sintomas, ela é chamada de encefalite imunoalérgica.
Tanto a presença direta do microrganismo quanto a reação à sua presença em outra parte do corpo podem levar à inflamação do cérebro, que se manifesta por alteração da consciência – confusão mental, sonolência, etc. -, associados a sinais de fraqueza em alguma parte do corpo e crises convulsivas.
A encefalite pode ocorrer em qualquer idade e por diferentes agentes infecciosos, mas ela é mais frequente em indivíduos que apresentem deficiência imunológica. O número de mortes causadas por encefalite tem caído ao longo dos anos.
Tratamento e prevenções
A conduta do médico depende do agente envolvido. Para combater alguns vírus que causam a doença, como o Herpes simplex, existem medicamentos antivirais específicos. Já em outras encefalites virais, a terapia é apenas sintomática, voltada a controlar as conseqüências da inflamação, como o inchaço no cérebro. Se forem bactérias as causadoras da infecção, será necessário prescrever antibióticos. Em todos os casos, porém, o tratamento costuma ser feito em ambiente hospitalar, em vista dos cuidados que a infecção demanda e da necessidade de acompanhamento próximo.
A maior parte das encefalites ocorre de forma esporádica e não necessita de nenhum mecanismo especial de contenção para evitar sua disseminação. Existem poucas formas de encefalite que são preveníveis por meio de vacina, e elas não ocorrem no Brasil: são elas a encefalite japonesa e a encefalite do carrapato. A administração destas vacinas está indicada apenas para quem vai viajar para regiões onde elas são endêmicas


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!