Alzheimer, um mal não necessário!

Por | 17:09 Comente



http://www.oestadoce.com.br/sites/default/files/noticia/alzaimer.jpg

Li que o grande ator Jack Nicholson está com Alzheimer e não se lembra nem do que fez pela vida. Já em 2013, Nicholson desistiu de participar de uma comédia por não conseguir memorizar nenhuma das falas. E o Alzheimer é cruel assim.

Essa doença é incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. As áreas comumente mais atingidas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas, posteriormente, ampliando as perdas. Por isso, a doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

As pessoas que se envolvem em atividades intelectuais, como a leitura, jogos de tabuleiro, palavras-cruzadas, toque de instrumentos musicais ou que têm interação social de forma regular demonstram menor risco de vir a desenvolver doença de Alzheimer.

Então, já passou da hora de olhar em volta até mesmo na sua família para começar a estimular os mais velhos a não 'se atrofiarem'. O incentivo a atividade física também deve ser dado a atividade intelectual.

Jack Nicholson já ganhou os Oscars de melhor ator pelos filmes Um Estranho no Ninho (1975) e Melhor É Impossível (1997). Ele também levou o prêmio de melhor ator coadjuvante por Laços de Ternura. Nicholson foi indicado 12 vezes.



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!