Conheça as causas e tratamentos das dores na nuca

Por | 00:07 Comente



Você acordou de manhã com o pescoço "torcido" para um lado e dói muito quando tenta mudar de posição? É o famoso torcicolo, um espasmo na musculatura do pescoço que ocorre depois que dormimos em uma posição incomum, após a exposição a uma corrente de ar frio, ou durante uma fase de estresse. Em geral os sintomas melhoram após uma semana, mas o ortopedista pode ajudar a gerenciar a dor. Não há evidências de que sprays canforados reduzam o incômodo.

10% a 15% da população sofrerá com dores na cervical, ou seja, na região da nuca, em alguma fase da vida. Esse é o segundo tipo mais comum de dor no sistema musculo esquelético. Aparece após movimentos bruscos, quando se passa muito tempo em uma posição errada, ou por excesso de tensão. A dor irradia para os braços.

Causas: em geral, a dor cervical é causada por problemas posturais, posição errada ao dormir, excesso de tensão ou acidentes (como uma freada brusca).

Diagnóstico: a maioria dos casos é diagnosticada apenas com a conversa com o médico e o exame clínico. A radiografia ajuda a diagnosticar desvios na coluna vertebral ou algum outro tipo de lesão, e a ressonância magnética pode afastar outros problemas.

Tratamento: o médico indica o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios. Exercícios leves de alongamento tambémajudam a prevenir e aliviar as dores. Não há evidências de que usar colares cervicais ajuda a tratar a dor, segundo o Australian Acute Musculoskeletal Pain Guidelines Group [Diretrizes do Grupo de Dor Musculoesquelética Aguda], comissão médica que criou um guia para manejo de dores agudas.

O médico deve estar atento a: em alguns casos, a dor cervical indica presença de fratura, infecção, tumores ou problemas cardiovasculares, como aneurisma na carótida ou hemorragia cerebral. Sedentários e pessoas que trabalham no computador são candidatos a sofrer de dores cervicais, assim como aquelas que têm dificuldade de relaxar. Tenistas também podem sofrer com o problema. O tabagismo também é fator de risco, pois diminui a circulação sanguínea nos discos intervertebrais.




Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!