Saiba o porquê de Itu ser a cidade do 'tudo grande'

Por | 11:42 Comente




A cidade de Itu é a cidade é famosa pelo Brasil todo por ser a Capital dos Exagero. Localizada a 100 km da capital paulista, é conhecida como a "cidade onde tudo é grande", por conta dos objetos gigantes criados por lá. Mas de onde surgiu isso? Surgiu num programa de televisão.

O então humorista de "A Praça da Alegria", o ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, que interpretava um caipira chegando à capital, que defendia e exaltava na TV as grandezas de sua terra. O quadro era mais ou menos assim: os habitantes da cidade grande, simbolizados pelo apresentador Manoel da Nóbrega, viviam se vangloriando das modernidades e superioridades da capital. E o caipira, para não se deixar vencer, começava então a dizer que na cidade dele tudo era maior ainda, em escalas estratosféricas. Até que um dia, Simplício resolveu dizer que esta cidade onde tudo era grande se chamava Itu.

Valendo-se da audiência do programa, alguns comerciantes ituanos começaram a fabricar e vender objetos de tamanho descomunal. São martelos, réguas, canetas, lápis, borracha, cédulas de dinheiro e mais de 200 artigos gigantes que até hoje são vendidos nas lojas do Centro histórico da cidade, ao redor da Praça da Matriz.

Vi essas informações aqui e esse fato movimenta, até hoje, o comércio da cidade.


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!