Saiba mais sobre o slackline e seus benefícios

Por | 10:05 Comente


http://www.diariodamanha.com/restrito/upload/caderno/788.jpg

O slackline se tornou um esporte muito popular no Brasil. As fitas de nylon estão por toda parte em praias, parques ou até mesmo nas calçadas das grandes cidades do país. O que muita gente não sabe é que esse acessível esporte faz muito bem para o corpo e para a mente de quem o pratica.

O Slackline é um esporte que consiste em equilibrar-se em cima de uma fita suspensa entre dois pontos fixos. Seu objetivo é atravessar esse percurso se equilibrando, possibilitando treinar o corpo, melhorar o equilíbrio e concentração. Durante a execução, o atleta ainda poderá realizar manobras sobre ela. Atualmente, o slackline é considerado esporte pela confederação internacional de esportes radicais

Os benefícios são muitos, mas é essencial respeitar as recomendações de segurança para evitar acidentes. Fique atento para a altura em que a corda será colocada. Comece com uns 30 ou 40 centímetros e tenha alguém te dando a mão. Coloque o pé inteiro em cima da fita, não o deixe de lado, mantenha os joelhos semi-flexionados e mantenha os braços abertos com a palma da mão virada para cima

Olha aí outros benefícios:

Melhora o equilíbrio e a postura

Como o objetivo é se manter sobre uma fita de base pequena e oscilatória, o equilíbrio é trabalhado a todo o momento. Assim, os músculos responsáveis pelo estabilização são fortalecidos e ocorre a melhora do equilíbrio.

Aumenta a força

No esforço para manter-se equilibrado, a musculatura profunda que é a responsável pela estabilidade é trabalhada. O corpo precisa conseguir ficar na posição ideal para alcançar a força máxima. Quando se conquista maior equilíbrio ocorre o aumento da precisão do movimento.
Fortalece o abdômen

O abdômen é muito exercitado durante a prática do slackline. Como a pessoa está em movimento de desequilíbrio o abdômen é trabalho o tempo todo. A musculatura exercitada é a mais profunda que será importante para conseguir se equilibrar.

Fortalece as pernas

Os membros inferiores são fortalecidos com o slackline. Começando pelos músculos dos pés que são de extrema importância e negligenciados, panturrilha, tibial, posterior, anterior e lateral. Todos os músculos são solicitados e ainda há os estímulos de força, resistência e vibração decorrente da oscilação da fita.

Previne lesões

Ao fortalecer a musculatura profunda, as articulações, tendões e ligamentos ficam mais protegidos. Isto porque esses músculos estão próximos destas outras partes do corpo e assim as chances de lesões diminuem.

Melhora a concentração e autoconfiança

É preciso estar 100% concentrado durante a prática do slackline. A dinâmica deste esporte está desequilibrando a pessoa a todo o momento, se ela não focar em um ponto fixo e se concentrar completamente no que está fazendo, irá cair.

A autoconfiança também melhora com a pratica do slackline.

Diminui o estresse

O slackline também contribui para diminuir o estresse. Afinal, a pessoa precisa estar concentrada e não dá tempo de pensar em outros problemas, ela se dedica totalmente na execução do movimento e alivia as outras tensões já que muda o foco.


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!