Soja pode proteger da osteoporose mulheres na menopausa

Por | 11:03 Comente


Uma dieta rica em proteínas de soja e isoflavonas pode proteger as mulheres na menopausa do enfraquecimento dos ossos e da osteoporose

Uma dieta rica em proteínas de soja e isoflavonas pode proteger as mulheres na menopausa do enfraquecimento dos ossos e da osteoporose, indicaram os resultados preliminares de um estudo apresentado na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia realizada em Edimburgo.

A osteoporose, que provoca o enfraquecimento e a fragilidade dos ossos, causa nove milhões de fraturas no mundo a cada ano. Esse risco é maior e se acelera nas mulheres nos anos imediatamente posteriores à menopausa, quando elas produzem menos estrogênio, que protege contra a perda óssea.

Os alimentos de soja contêm um componente conhecido como isoflavona, cuja estrutura é semelhante a do estrogênio, e que "poderiam, em teoria", proteger a mulher da osteoporose ao simular a ação dos estrogênios.

Para realizar o estudo, pesquisadores da universidade britânica de Hull forneceram a 200 mulheres na primeira fase da menopausa um suplemento diário de proteínas de soja com 66 miligramas de isoflavonas ou só um suplemento de proteínas de soja durante seis meses.

Os pesquisadores se centraram nas mudanças na atividade dos ossos das mulheres, medindo duas das proteínas presentes no sangue: betaCTX e P1NP.

As mulheres que tinham recebido em sua dieta soja com isoflavonas registraram níveis "significativamente" mais baixos de betaCTX do que aquelas que só tinham tomado soja, o que sugere que a perda óssea estava se desacelerando e, com isso, o risco de desenvolver osteoporose.

"Concluímos que a proteína de soja e as isoflavonas são uma opção eficaz para melhorar a saúde dos ossos das mulheres durante a menopausa", explicou o diretor do estudo, Thozhukat Sathyapalan.

Os 66 miligramas de isoflavonas deste estudo são o equivalente a comer uma dieta oriental, que é rica em alimentos de soja. Na dieta ocidental o consumo é, em média, de entre 2 e 15 miligramas, acrescentou.

"Acrescentar isoflavonas à nossa dieta pode levar a uma significativa diminuição do número de pessoas que são diagnosticadas com osteoporose", acrescentou.

Os pesquisadores querem agora analisar as consequências para a saúde no longo prazo de usar suplementos de proteína de soja e isoflavonas e se elas podem ter benefícios além da saúde dos ossos.



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!