Conheça o hipnotizador de tubarões

Por | 15:57 Comente


http://ichef.bbci.co.uk/news/ws/624/amz/worldservice/live/assets/images/2016/01/11/160111184337_sp_tubaroes1_640x360_www.sharkacademy.it_nocredit.jpg

Uma das profissões mais doidas que já tive lembrança de saber é a de hipnotizador de tubarões. Um piloto de avião desenvolveu uma técnica que "hipnotiza" tubarões para que possam ser estudados por pesquisadores - ou admirados por entusiastas do mergulho.

O italiano Riccardo Sturla Avogadri diz que o objetivo principal dele é colocar a técnica a serviço da preservação das centenas de espécies desse animal existentes no mundo.

O primeiro passo é atrair os tubarões. Para isso, usa ruídos, alimentos, substâncias químicas ou imagens. "Se meu alvo é um tubarão-branco, por exemplo, uso fotos ou sangue de focas", disse Avogadri.

Em seguida, ele coloca comida para o tubarão em um recipiente especial para que o animal possa sentir seu cheiro. "É transparente, então, ele pode ver a comida, mas não pode mordê-la."

Nesse ponto, começa fazer movimentos com as mãos e os dedos para que o tubarão pense que é um peixe e tente morder suas mãos. "Na verdade, eu forço o tubarão a morder minha mão", contou.

Instantes antes de morder, o tubarão deixa água passar dentro de sua boca para oxigenar as brânquias, explicou o piloto.

"Nesse momento - quando o tubarão está com a boca fechada - começo a usar a técnica. Coloco a mão no nariz do peixe e começo a massageá-lo. Essa é a parte mais perigosa, porque se vou muito depressa, o tubarão vai embora. Se vou muito devagar, o tubarão morde meus dedos."

Para um observador leigo, é impossível entender como Riccardo pode correr tamanho risco. O hipnotizador de tubarões explica, no entanto, que, quando começou a desenvolver sua técnica, usava uma proteção.

No decorrer desses anos, ele conta, foi mordido várias vezes: "Mas você tem de levar em consideração que os dentes de um tubarão não têm raiz, então, quando tocam algo duro, eles quebram."



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!