Secadores de mão em banheiros e a saúde

Por | 07:27 Comente


http://pagina22.com.br/wp-content/uploads/2011/11/drier-360x270.jpg

Há algumas coisas que são incorporadas ao nosso dia a dia que eu não consigo entender a substituição. Uma dessas coisas é o secador de mão em banheiro publico. Se antes eram aqueles papeis, em muitos lugares adotaram o secador, aquelas máquinas de ar quente.

O motivo que seria a economia de papel e a melhora da sustentabilidade. Eu confesso que o secador numa faz o seu trabalho por completo e eu acabo acabando de enxugar as mãos na calça.

O que eu não sabia é que o secador de mãos ajuda a proliferar bactérias mais do que a toalha de papel. E isso não é coisa minha, que não gosta do secador de ar quente. Um estudo da Universidade de Westminster (Inglaterra) mostrou que, em termos de higiene, os secadores estão muito atrás - eles espalham 1.300 vezes mais bactérias que as toalhas descartáveis.

No experimento, os participantes usavam luvas e, com elas, passavam nas mãos uma solução líquida que continha o vírus MS2.

Depois, testaram diferentes métodos de secagem: toalhas de papel, máquinas de ar quente (aquelas tradicionais de rodoviária que parecem demorar milênios para secar as mãos) e secadores com jatos de ar, como a Air Blade, da empresa Dyson. Neste tipo, o usuário coloca as mãos dentro do aparelho e o impacto do ar é muito mais intenso.

Quem usou a toalha espalhou vírus até 25 cm ao redor de onde estava. As máquinas de ar quente atiraram o vírus a 75 cm de distância.

Já as máquinas de jatos de ar eram verdadeiros lançadores de microrganismos, espalhando o vírus por 3 metros. Além de contaminar uma área maior, a máquina de jato de ar também espalha maior quantidade de vírus.

Embora esse estudo tenha sido encomendado por uma indústria de papel e, claro, devemos ficar atentos por interesses envolvidos, é sempre bom ficar de olho para que a troca não espalhe vírus e bactérias. Com essa onda de gripe H1N1, todo cuidado é pouco.

Eu lançaria na boa uma campanha NÃO AO SECADORES NOS BANHEIROS.

Até a próxima



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!