Adote a reciclagem para melhor qualidade de vida

Por | 10:51 Comente



http://s2.glbimg.com/XOs2w6Fi8Ls_MFUGEFFjaLD8MUg=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/04/26/chinesreciclagem1.jpg

A reciclagem faz com que a quantidade de lixo em aterros sanitários diminua, aumentando o tempo de uso destes locais.

Os brasileiros jogam no lixo cerca de R$ 4,6 milhões, por ano, em produtos que poderiam ser reaproveitados e reciclados.

Vamos falar de alguns materias mais usados na reciclagem e que causa grandes danos ao meio ambiente.

Plástico

A reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo. E a reciclagem de 1 tonelada de papel salva 40 árvores adultas da derrubada. isso acontece porque os plásticos são derivados do petróleo, recurso natural não renovável com previsão de esgotamento dentro de 40 anos. 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.

No Brasil, cada habitante descarta 25 quilos de plástico por ano, cinco vezes menos que os americanos, um dos maiores consumidores do mundo.

Papel

Uma tonelada de papel reciclado economiza 2,5 barris de petróleo usados em sua fabricação. Para fabricar uma tonelada de papel, utilizam-se 100 mil litros de água e 5 mil kW de energia elétrica. Com a reciclagem, esses números caem para 2 mil e 2,5 mil, respectivamente.

A cada 28 toneladas de papel reciclado, evita-se o corte de 1 hectare de floresta.
A reciclagem de 1 tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Alumínio

Uma lata de alumínio pode ser reciclada infinitas vezes sem perder suas características originais. A reciclagem de uma única lata de refrigerante representa uma economia de energia equivalente a 3 horas com a televisão ligada.
Uma lata pode resistir cem anos à ação do tempo.  Uma tonelada de latinhas de alumínio, se recicladas, economizam 200m³ de aterros sanitários.
O reaproveitamento de lata rende US$ 30 milhões por ano. Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia do que fabrica a mesma quantidade. Uma tonelada de alumínio usado reciclado representa cinco de minério extraído poupado.

Há muitas famílias que tem no recolhimento de latas de aluminio o seu sustento.

Vidro

O vidro é 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo. O vidro não pode ser degradado facilmente, então não deve ser despejado no solo. Para a produção do vidro são necessários vários recursos naturais: areia, barrilha, calcário, carbonato de sódio, cal, dolomita e feldspato, sendo este último extremamente raro. Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.

Uma garrafa de vidro demora 5 mil anos para se decompor. Para cada garrafa de vidro reciclada é economizado energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts durante quatro horas.
A reciclagem de 10.853 toneladas de vidro preserva 12 mil toneladas de areia.

Pilhas e baterias

Pilhas e baterias são lixo de extremo perigo, pois possuem ácidos e metais tóxicos. Quando vão para os lixões, infiltram-se na terra, contaminando os lençóis freáticos. Por isso, este material, após utilização, deve ser mandado de volta para o fabricante.

A importância de saber para onde vai cada material que compõe o seu lixo do dia a dia faz com que a conscientização aumente para dar melhor destino a ele.

Adote a reciclagem de materiais. É importante para a qualidade de vida e para o futuro do planeta!


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!