Entenda como funciona e quais as regras do Polo Aquatico

Por | 17:31 Comente



O nome polo aquático vem da semelhança com o polo, esporte praticado em terra firme com cavalos, mas a versão aquática, em vez de cavalos era praticada com canoas na Inglaterra do século XIX . E as comparações não param por aí, o esporte, que no início era tido como uma versão do futebol, tanto que era chamado de futebol aquático,  também já foi comparado com o rugby por ser uma modalidade de  muito contato. Na versão moderna, os atletas em vez de se movimentar com canoas, usam as pernas e braços para se movimentar dentro d'água e tentar marcar gols. E é sobre esse esporte que exige muita habilidade dos atletas que iremos falar neste capítulo de "Por dentro da Regra".
O polo aquático foi o primeiro esporte coletivo a entrar no programa olímpico. A estreia foi no ano de 1900 nos Jogos de Paris, porém só na versão masculina. O polo feminino estreou somente um século depois, em Sidney, 2000.
E por falar em estreia, os Jogos do Rio de Janeiro marcará a primeira participação da seleção feminina de polo aquático em Olimpíadas. Os homens participaram sete vezes do torneio. A primeira participação foi nos Jogos da Antuérpia-1920.  O melhor resultado foi o 12º lugar em Los Angeles-1984, última vez que a equipe brazuca disputou os Jogos.
Apesar de não ter tanta tradição no esporte, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) fez um projeto para tornar possível a conquista da primeira medalha para o Brasil na modalidade.
"No masculino, o treinador é um croata (Ratko Rudic), ele tem seis medalhas olímpicas como treinador e atleta. O objetivo dele é de ganhar uma medalha nos jogos. Ganhar da Croácia, da Itália e Sérvia é difícil, mas não impossível. Os nossos jogadores estão jogando nas principais ligas no mundo e ainda repatriou o Felipe Perrone, um dos melhores do mundo, que é brasileiro e espanhol. O goleiro é sérvio e está sendo naturalizado", disse o treinador Mike Moraes, treinador da seleção amazonense de polo  aquático.
Já no feminino, que tem a seleção norte-americana e australiana como favoritas, ele diz que a vinda do treinador canadense Pat Oaten trouxe evolução ao time Nacional.
Em termos de evolução, a seleção evoluiu bastante. Se fosse ver a seleção há três anos houve uma evolução muito grande. Pode ser que chegue entre as seis ou não, a esperança maior é no masculino até porque tem mais jogadores de renome nacional

Bola aderente
A bola utilizada nas partidas de polo tem uma textura diferente. Ela é áspera e quando molha é aderente. Ela não é como a bola de futebol, que é lisa, ela tem uma aspereza. A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros. A bola usada no masculino é ligeiramente maior à bola utilizada no feminino. As dimensões da piscina é de 30m x 20m para homens e 25x 20m para as mulheres. Os jogadores não podem segurar a bola com as duas mãos e nem socá-la. Também não podem usar os dois braços na hora de uma defesa próximo à zona dos 5m.

Pernas para que te quero
Apesar do esporte ser na água, os nadadores utilizam muito as pernas. Isso porque além do nado, eles precisam se manter em pé na piscina e adquirir impulsão para pular e arremessar a bola, para isso, na piscina  as pernas se movimentam para garantir isso. O movimento é parecido com o de uma pedalada e garante a posição em pé e a impulsão. Quanto mais rápido é feito o movimento, mais altura o atleta ganha. De acordo com o técnico Mike Moraes alguns atletas conseguem ficar com meio corpo para fora da água com o movimento. E por falar em membros inferiores, os atletas são proibidos de tocar com os pés no fundo da piscina, que tem no mínimo 2m de profundidade, mas o treinador garante que em competições internacionais a profundidade já é maior devido à altura de alguns atletas, sobretudo, sérvios e croatas.

Faltas
Existem as faltas simples, graves e gravíssimas e faltas de pênalti. As faltas simples consistem em segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, impulsionar-se no fundo da piscina, empurrar o adversário. Faltas graves são nadar sobre as pernas de um jogador de outra equipe, puxar as pernas de um adversário que está nadando, impedir com os braços a natação de um adversário, jogar água no rosto do adversário, impedir que um adversário cobre uma falta. A punição é exclusão de 20 segundos. O jogador que cometer três faltas graves em um único jogo não terá o direito de retornar à partida. A falta de pênalti é quando uma falta grave é cometida para impedir um gol provável. Cometer três pênaltis é como cometer três faltas graves. As faltas gravíssimas são configuradas como agressão, desacato extremo aos árbitros e antidesportivismo.

Uniforme
Os atletas devem utilizar as toucas com proteções nas orelhas, que têm na frente o nome da equipe - ou da seleção - que representam. Nas laterais ficam os números dos atletas, que vai do 1 ao 13 e na parte de trás o patrocínio. Os homens utilizam sungas, um pouco menores que o usual para diminuir a chance de puxões na roupa - que é frequente durante a partida. As mulheres usam maiôs. Quanto à cor, as toucas devem ter um contraste entre uma equipe e outra, cores claras e escuras são os mais usuais (geralmente brancas para um time e azuis para o outro). Os goleiros usam toucas vermelhas.
Goleiro
Os goleiros são os únicos jogadores que podem socar a bola, pegar com as duas mãos e colocar os pés no chão, desde que não estejam em posse de bola. Eles guardam um gol que tem as dimensões de 7,5cm de largura. As faces internas do poste deverão se distanciar em 3m (serão 3m de largura para a bola passar, fora a largura das traves em si). A face interna do poste transversal (travessão) deverá estar a 90cm da superfície da água. Na piscina existem as seguintes marcações: Vermelha: colocada a 2m da linha do gol. Dentro desse espaço os jogadores não podem receber passes ou permanecer dentro da área por muito tempo. Os cantos são cobrados da linha dos 2m. Amarela: colocada a 5m da linha do gol. Dentro desse espaço, as faltas (simples ou graves) não podem ser cobradas diretamente à baliza.



Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!