Proteína do leite pode ajudar na proteção contra Zika e Chikungunya

Por | 10:14 Comente




Segundo pesquisadores brasileiros, uma proteína do leite, já conhecida por proteger o organismo contra micróbios, pode ajudar a proteger células contra os vírus Zica e Chikungunya.

A proteína usada na pesquisa é a lactoferrina, bastante conhecida pelos cientistas por ajudar a proteger o organismo de infecções por bactérias, por exemplo. Há um ano pesquisadores começaram a testá-la contra o vírus da Zika e da Chikungunya.

Eles utilizaram células de macaco fertilizadas em laboratório como hospedeiro de amostras da proteína e dos vírus. Os testes foram realizados em três situações: Antes da infecção, primeiro contato do vírus com as células e depois que eles se instalam.

Nos três casos a proteína reduziu a infecção em até 80%. Entretanto, segundo os pesquisadores, beber leite simplesmente não  poderia prevenir ou tratar uma infecção por não ter quantidade suficiente da proteína. Uma nova etapa do estudo será justamente para chegar a dosagem ideal de lactoferrina e de que forma ela seria aplicada nos primeiros testes em animais

No Brasil, 197 mil casos prováveis de Zika e 216 mil de febre Chikungunya até agosto, segundo o Ministério da Saúde. Os testes foram feitos in vitro, mas o estudo pode ajudar em novas estratégias no combate às essas doenças.


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!