Sapatilha para ciclismo: O que você precisa saber antes de comprar

Por | 17:58 Comente







Pedalar é uma das atividades mais prazerosas que experimentamos ainda na infância e levamos para a vida adulta conforme surge a necessidade de manter o corpo e a mente em movimento. Para quem usa a bicicleta como um meio de transporte para ir ao trabalho ou participar de competições sabe o quanto é importante estar bem equipado com as roupas de ciclismo adequadas, como camiseta, bermuda, capacete, luvas e, não menos importante, sapatilha de ciclismo.

A sapatilha para andar de bike se encaixa anatomicamente nos pés do ciclista. Ela foi desenvolvida justamente para proporcionar mais conforto e segurança durante os trajetos no asfalto e em trilhas pavimentadas e não pavimentadas.

Em todo o caso, se você ainda não teve a oportunidade de calçar uma sapatilha para bicicleta, tampouco conhece os tipos e vantagens desses calçados, continue lendo que vamos te apresentar tudo isso em primeira mão!

Por que usar sapatilha para andar de bike?

Você pode estar se perguntando: " Para que eu preciso de sapatilha se posso usar tênis?". A resposta é bem simples. Diferentes dos seus tênis, que possuem uma forma maior e mais larga, as sapatilhas de ciclismo foram feitas exclusivamente para "encaixarem" nos pedais da bicicleta. Alguns motivos para considerar a sua escolha:

Deixa suas pedaladas mais eficientes

Conforme você ganha experiência, logo surge a necessidade de explorar o máximo a sua bike. Com a sapatilha de bicicleta é possível se concentrar no trajeto a sua frente e não ficar preocupado em manter o pé na posição do pedal.

O engate e desengate no pedal, por exemplo, já traz mais firmeza na hora de manter as engrenagens girando em um ritmo constante. Além disso, as chances do esportista sofrer alguma lesão nas articulações por esforço repetitivo se torna menor.

Segurança

Já pontuamos a questão da segurança, mas vale reforçá-la, já que todo equipamento para bike tem a função de manter o ciclista seguro durante a sua pedalada, não importa se ele pratica mountain bike, pedala na rua ou participa de competições. Em todos esses casos, há um modelo de sapatilha para andar de bike que vai elevar a sua performance e, ao mesmo tempo, evitar que ele se machuque.

Conforto

Um dos principais motivos para usar uma sapatilha de ciclismo é o conforto que ela oferece no dia a dia. Isso se dá graças ao formato e design anatômico do calçado, que se adapta aos pés e também ao pedal da bicicleta.



Tipos de sapatilhas

Dependendo da necessidades e do perfil do ciclista, existem diferentes modelos de sapatilhas para ciclismo. As mais comuns são as voltadas para a prática de speed, trilha e lazer. Cada uma tem suas próprias características, atendendo a um objetivo e uma finalidade.

Speed

Em alguns casos, tudo o que o ciclista precisa é estar à frente de outros ciclistas durante uma prova. Claro que o preparo físico e a manutenção da bike fazem diferença, mas usar as sapatilhas corretas também pode significar os primeiros lugares na linha de chegada.



A sapatilha para ciclismo de estrada, por exemplo, acaba ajudando nessa tarefa. Ela é mais rígida e leve, possibilitando um encaixe mais firme no pedal. Mesmo quem procura por alto desempenho, pode optar pelos modelos feitos em fibra de carbono, pois eles são mais leves, rígidos e permitem ajustes mais personalizados na hora calça-los.

Trilha

Estar em meio à natureza significa viver novas aventuras. Essa realidade faz parte da rotina de todo o ciclista de mountain bike. E como os trajetos são sempre desafiadores por causa do nível de dificuldade de subidas, descidas, sem falar do piso irregular, repleto de buracos, nada mais indicado do que usar sapatilha de mountain bike.

Ela se destaca pelos diversos tipos de fechamento, que pode variar entre botões de ajuste ou velcro e solado mais duro e leve, além de proteção extra para o tornozelo e forro que impede a entrada de água, algo comum em trajetos como pequenas correntezas de água.

Lazer

Por fim, temos as sapatilhas de lazer que, como o próprio nome já sugere, são indicadas para ciclistas amadores que consideram o esporte uma forma de se exercitarem e manterem a saúde em dia. Diferentemente dos outros modelos listados acima, esse conta com o solado mais alto, evitando que o taquinho raspe no chão quando for preciso saltar da bike e caminhar.



Viu como a sapatilha para ciclismo pode ser uma opção interessante para tornar suas pedaladas mais eficientes e seguras?



Portanto, não economize na hora de investir nesse calçado e siga à risca uma dieta equilibrada e uma rotina regular de exercícios para vencer qualquer obstáculo. Continue navegando pelo nosso blog para ficar por dentro deste e outros assuntos relacionados ao esporte

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!