Castanha do Pará: consumir essa oleaginosa traz benefícios para o coração, cérebro e imunidade

Por | 16:55 Comente




Você provavelmente conhece a castanha do pará, em algumas regiões do país chamada de castanha do Brasil.  De nome científico Bertholletia excelsa, é uma oleaginosa que pertence ao mesmo grupo que outras sementes como nozes e amêndoas. Rica em minerais e gorduras boas, esse alimento tem um alto valor nutritivo e oferece diversos benefícios para a saúde.


NUTRIENTES DA CASTANHA DO PARÁ

Com diversas substâncias antioxidantes em sua composição, uma única castanha é capaz de oferecer até 100mcg de selênio, 50% a mais do que a dose diária recomendada. Além do selênio, a castanha do Pará é também rica em vitamina E. Devido a seu alto teor antioxidante e antiproliferativa, o alimento é atua reduzindo chances de doenças e problemas para a saúde, inclusive o câncer. A castanha do Pará ainda é importante para a saúde do sistema cardiovascular, ajuda a reduzir o nível de colesterol no organismo, aumenta a imunidade e ativa o metabolismo da tireoide.

Além de tudo isso, a castanha do Brasil também é uma excelente fonte de potássio, nutriente que oferece benefícios para a pressão arterial, diminui o risco de doenças cardiovasculares e também melhora o sistema excretor. O fósforo, outro nutriente presente na semente, é essencial para manter a saúde dos ossos em dia.


CASTANHA DO PARÁ - BENEFÍCIOS

  • Benefícios para o coração: Pela sua alta concentração de ômega-9 e por oferecer diversos antioxidantes como a vitamina E, o selênio, a glutationa e o esqualeno, a castanha do pará age com eficácia na saúde cardiovascular. Por ser rica em gorduras insaturadas, as chamadas gorduras boas, a oleaginosa pode reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.
  • Benefícios para o cérebro: Vitamina E, selênio e ômega-9, três dos principais nutrientes da castanha do pará, ajudam na memória e no raciocínio e protegem os neurônios das ações dos radicais livres, podendo auxiliar na prevenção de doenças no cérebro como Parkinson e Alzheimer.
  • Benefícios para a tireoide: Alguns minerais garantem o perfeito funcionamento da tireoide, tais como selênio, zinco e iodo. Uma das maneiras de tratar o hipotireoidismo é corrigindo o nível ideal desses nutrientes. A castanha-do-pará se torna uma aliada na prevenção e no tratamento de problemas na tireoide por conter grande quantidade de selênio.
  • Benefícios para a imunidade: Além do Selênio, a vitamina E é um ótimo antioxidante que ajuda a controlar a produção de radicais livres, colaborando com a imunidade. Dessa forma o risco de desenvolver câncer e outras doenças que afetam o sistema imunológico diminui.


COMO CONSUMIR A CASTANHA-DO-PARÁ


A melhor e mais saudável forma de consumir essa oleaginosa é na sua forma in natura, ou seja, como veio da terra, e sem sal, para evitar excesso de sódio. Embora a melhor forma de consumo seja fresca e embaladas, o consumo à granel é comum entre as pessoas que costumam adquirir essa semente.

Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!