Você sabe o que é hipervitaminose?

Por | 09:44 Comente





Muita gente passou a tomar vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico, por causa do COVID-19.

A suplementação indiscriminada de nutrientes, em especial das vitaminas D e C, vem preocupando autoridades de saúde, que alertam para os riscos do consumo excessivo dessas substâncias, a superdosagem.

Hipervitaminose é a condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas no sangue, que podem levar a sintomas tóxicos. Em outras palavras, é um tipo de intoxicação.

A vitamina D, já relacionada com a melhora da resposta imunológica, quando ingerida em excesso pode causar aumento exagerado de íons de cálcio  que, depositados nas artérias e em órgãos como o rim, causam "lesões permanentes. O indivíduo intoxicado por esse nutriente em excesso pode apresentar sintomas como náuseas, vômitos e aumento da pressão arterial.

A vitamina C, que também já foi especulada na prevenção do novo coronavírus, também tem eficácia descartada. Em excesso, a vitamina pode causar diarreia e, cronicamente, causar cálculos urinários. A vitamina C, se consumida em excesso, pode causar cólicas, diarreia e, a depender do indivíduo e no longo prazo, pedras nos rins e na urina (cálculos urinários).

Cada nutriente deve ser absorvido pelo organismo em uma quantidade específica; quando um limite superior é ultrapassado, a continuidade de ingestão em maiores doses pode provocar a hipervitaminose.

Devemos destacar a importância das vitaminas e minerais para o sistema imunológico. Porém, também devemos assegurar doses diárias de vitaminas a partir da alimentação e, se necessário, suplementação de acordo com avaliação médica, pode otimizar a resposta imunológica.

Cuidado com o excesso!


Comente:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!