Benefícios do Pilates para Sua Saúde

Por | 15:13 Comente






O Pilates originalmente foi criado com o nome de ''Contrologia'' que significa o controle do corpo pela mente, sendo este o principal objetivo do Método. A sua prática está associada a um corpo mais magro e tonificado. Mas os benefícios do pilates não ficam por aqui. Ele melhora a flexibilidade, ajuda a aliviar as dores de costas, aumenta a densidade óssea e a frequência cardíaca. Conheça outros benefícios do pilates e, a bem da sua saúde e bem-estar, pratique-o.

O pilates pode ser com ou sem ajuda de aparelhos específicos e praticado tanto em casa como em estudios.

Mas quais seriam os benefícios desse método? Veja abaixo:

1. Aumenta a densidade óssea

O osso, tal como o músculo, "é um tecido dinâmico e responde a exercícios de resistência e de sustentação de peso", explica-se no site LiveStrong. Este tipo de exercícios envolve os músculos, puxando o osso para criar tensão, o que o fortalece. No pilates, estes exercícios são comuns, quando praticado com o auxílio de bandas de resistência e aparelhos específicos.

2. Auxilia na perda de peso

Com a prática regular, um dos benefícios do pilates relaciona-se com a perda de peso e o aumento da massa muscular.

3. Mais flexibilidade

Se tem pouca flexibilidade, não desista logo à primeira e seja resiliente com o pilates. A sua flexibilidade muscular vai aumentar, assim como a mobilidade das articulações, o que diminui a probabilidade de lesões.

4. Alivia as dores de costas

Por ter como base o alongamento, o pilates pode ajudar a atenuar dores nas costas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy, o grupo de participantes nesta pesquisa que sofria de dores lombares sentiu um alívio significativo das mesmas após realizar um programa de pilates durante quatro semanas.

Tal acontece por esta técnica fortalecer o núcleo de músculos que apoia as costas, mantendo-nos alinhados. Mas atenção: nem todos os tipos de dor de costas podem usufruir destes benefícios do pilates. Por isso, é importante consultar primeiro o seu médico e perceber se é vantajoso para o seu caso.

5. Melhora a postura

Passamos a maior parte do dia sentados — e mal sentados — e grande parto do tempo de olhos postos nos smartphones, o que leva a que os ombros estejam tendencialmente encurvados. Tudo isto se reflete na postura, o que pode criar desequilíbrios musculares.

O pilates pode ajudar a reverter os efeitos desses maus hábitos, criando uma melhor simetria e equilíbrio muscular.

6. Aumenta a boa disposição

Aquando da prática do pilates, a respiração e a circulação sanguínea são melhoradas. Desta forma, a vitalidade aumenta, bem como a sensação de boa disposição.

7. Reduz o stress

No pilates, a respiração tem um papel preponderante, sendo, por isso, essencial que seja realizada corretamente, pois ajuda a executar os movimentos com mais eficiência. Além de tudo isto, a respiração praticada em pilates ajuda-o a reduzir os níveis de stress.

8) Reabilita o Corpo

Hoje em dia existem vários motivos que levam as pessoas a praticarem Pilates, como a busca por um melhor condicionamento físico, a busca pelo emagrecimento e até mesmo para auxiliar em  diferentes fases da vida diferentes, como a terceira idade.

Porém um dos principais motivos que levam as pessoas a praticarem o Método é pelo Pilates na reabilitação.

O Pilates, é uma prática muito indicada para a reabilitação pois seus exercícios atuam diretamente na musculatura com o intuito de fortalecer, o que colabora com a melhora do quadro clínico na região do corpo fragilizada.

Além disso, quando você pratica Pilates com a intenção de reabilitar o corpo, os movimentos são realizados especialmente para alcançar os seus objetivos, melhorando a região lesionada gradativamente.

9) Melhora a qualidade do Sono

O Pilates é um conjunto de exercícios que ajudam no completo controle do corpo e também da mente.

Desta forma ele pode ajudar também na melhoria do sono pois seus exercícios liberam endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar, e reduzem a ansiedade na hora de dormir.

Por meio de seus princípios, o Pilates promove sensações de tranquilidade, e consciência corporal, onde a sobrecarga dos movimentos é aumentada até um nível ideal e gradativamente, sendo realizado com poucas repetições, o que leva a uma melhor resposta na qualidade do sono.

Além disso, por trabalhar com a respiração, o Pilates também mobiliza o sistema nervoso fazendo com que o corpo garanta um enorme relaxamento, sendo assim, ele reduz problemas como a ansiedade e o estresse que são umas das grandes causas da insônia.

O Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.

Os exercícios que são focados em pessoas de todas as idades, com todos os tipos diferentes de problemas mostram ótimos resultados a partir da décima aula praticada.

Comente:

Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

1) Você é responsável pelo que comenta
2) Seu IP foi registrado. Procure saber o que significa.
3) Comente sempre!